Correspondente Médico: Distância entre olhos e a tela deve ser de 50 centímetros

Pesquisa indica que uma em cada três pessoas teve deterioração na visão durante o período de isolamento social

Da CNN, em São Paulo
17 de fevereiro de 2021 às 10:00

Uma instituição britânica realizou uma pesquisa que apontou que uma em cada três pessoas já relatou deterioração na visão durante o período de isolamento social. Isso pode acontecer, por exemplo, devido ao uso excessivo das telas.

Na edição desta quarta-feira (17) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes comentou como podemos evitar essa tensão.

“A cada 20 minutos, se você puder parar e olhar, durante 20 segundos, um objeto que está cinco ou seis metros de distância já ajuda. Isso porque existem diversos músculos tanto intrínsecos, que são relacionados com a abertura e fechamento da pupila, como também os extrínsecos, que fazem a movimentação ocular e que podem, na verdade, ser relaxados nesse momento e beneficiar essa sensação”, explicou.

Além disso, o médico explicou que o ideal é que a tela do celular, do tablet ou do computador fique cerca de 50 centímetros de distância dos nossos olhos. “[A aproximação da tela] provoca alteração na parte visual e cerebral porque é um estímulo luminoso constante que, muitas vezes, não segue o ritmo circadiano. Ou seja, uma coisa é ter o estímulo da luz, como o sol. À noite, o normal seria ficar tudo escuro.”

(Publicado por: André Rigue)