Saúde inverte quantidades de doses entre Amapá e Amazonas e fará correção

Amazonenses esperavam 78 mil doses de vacina contra a Covid-19 e receberam apenas 2 mil

Guilherme Venaglia, Julyanne Jucá e Ludmila Candal, da CNN, em São Paulo
24 de fevereiro de 2021 às 22:40 | Atualizado 26 de fevereiro de 2021 às 18:51

O Ministério da Saúde enviou as quantidades incorretas de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados do Amazonas e do Amapá. A saúde amazonense aguardava 78 mil doses de imunizantes e recebeu apenas 2 mil, a quantidade reservada nesta etapa ao Amapá.

A troca foi reconhecida em nota e será corrigida ainda na madrugada desta quinta-feira (25), informa a pasta.

"O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil correspondentes ao seu público-alvo para esta estapa de entregas da campanha", diz o Ministério da Saúde em nota.

A divisão considera a população de cada estado -- o Amazonas tem cerca de 4,2 milhões de habitantes, contra algo próximo a 900 mil pessoas no Amapá -- e a situação de cada estado em relação à pandemia do novo coronavírus.

A pasta afirma ainda já ter enviado mais de 15 milhões de doses aos estados desde o dia 18 de janeiro. Na nota, o Ministério da Saúde reiterou a promessa de distribuir mais 200 milhões de doses até julho, o suficiente para vacinar 50% da população brasileira.

O mais recente cronograma do Ministério da Saúde prevê a entrega de 78 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca e mais 42 mil da Coronavac ao estado do Amazonas. O Amapá, por sua vez, receberá, segundo o órgão, 2 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca e 800 doses da Coronavac.

Erro em planilha

O erro já constava em uma planilha elaborada pela área técnica do Ministério da Saúde antes do início da distribuição das doses. O documento foi obtido pelo analista da CNN Igor Gadelha e confirmado pela própria pasta.  

Pela planilha, é possível ver que a área técnica registrou que o Amapá receberia 78 mil doses e o Amazonas, 2 mil doses. As vacinas foram transportadas em voos comerciais que chegaram ainda na manhã desta quarta-feira aos estados.

Planilha elaborada pela área técnica do Ministério da Saúde com erro na distribu
Planilha elaborada pela área técnica do Ministério da Saúde com erro na distribuição de vacinas
Foto: CNN Brasil

Vacinação no Brasil

De acordo com o levantamento da Agência CNN feito até às 20h desta quarta feira (24), pelo menos 7.755.716 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil. Destas, 259.439 no estado do Amazonas e 26.034 no estado do Amapá.