Brasil realiza cerca de 50 mil testes de Covid-19 por dia

Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Leonardo Weissmann afirmou que a baixa testagem no país deixou as políticas de saúde comprometidas

Anne Barbosa, da CNN, em São Paulo
20 de março de 2021 às 23:27

O Brasil realiza atualmente cerca de 50 mil testes de Covid-19 por dia. Com 80 mil pessoas diagnosticadas com a doença diariamente, o número é baixo e, pior, vem caindo nos últimos meses. 

Em dezembro de 2020, foram feitos 59.765 testes; já em janeiro desse ano, o número caiu para 57.537; por fim, em fevereiro, 50.881 testes foram realizados. 

De acordo com especialistas, a testagem em massa é essencial, pois controla o avanço do vírus e é fundamental no planejamento da compra de insumos e contratação de leitos do sistema de saúde. 

O consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Leonardo Weissmann afirmou que a baixa testagem no país deixou as políticas de saúde comprometidas. "Sem isso, não há o número exato de pessoas que estão infectadas", diz. 

"Quanto maior a testagem da população, com métodos que vão identificar a presença do vírus, como o exame RT-PCR, é possível saber o número de contaminações e isolar as pessoas."

Número de testes da Covid diminuiu entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 (20.mar.2021)
Foto: Reprodução / CNN