OMS vai comprar medicamentos de 'kit intubação' para o Brasil, diz vice-diretora

Em entrevista à 'CNN', Mariângela Simão explicou que ajuda virá por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão vinculado à OMS

Amanda Garcia, da CNN, em São Paulo
19 de abril de 2021 às 10:49 | Atualizado 20 de abril de 2021 às 09:09

Em entrevista à CNN Rádio nesta segunda-feira (19), a vice-diretora geral da área de Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) vai comprar medicamentos que compõem o chamado "kit intubação" para o Brasil.

Segundo ela, ainda não há detalhes da quantidade ou previsão de data de entrega dos insumos, mas a entidade trabalha para que os remédios cheguem ao país o mais rapidamente possível.

“A Opas, o escritório da OMS no Brasil, está fazendo a compra de medicamentos emergenciais para aliviar a situação de alguns serviços de saúde no país”, contou Mariângela.

Diversas regiões do país registraram falta dos remédios, essenciais para a intubação de pacientes com Covid-19.

Na semana passada, um lote com 2,3 milhões de medicamentos chegou ao Brasil. A doação foi feita por um grupo de empresários ao Ministério da Saúde, que começou a distribuição pelos estados no último fim de semana.

Relação da OMS com o Brasil

Na avaliação da vice-diretora da OMS, “sempre houve apoio” da organização ao Brasil, mas o momento atual é de convergência com as autoridades políticas brasileiras, a exemplo do novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

“Há extrema boa vontade da OMS de continuar oferecendo suporte ao Brasil, com um apoio concreto também por meio de insumos, apoio à produção local, liberação de vacinas e tudo mais”, afirmou Mariângela.

Ela relembrou que terá uma reunião com o novo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ainda nesta semana, e que já esteve com o ministro Queiroga, além de ter tido encontro com senadores, deputados e governadores.

Paciente com Covid-19 é intubada em hospital do Texas, nos EUA
Paciente com Covid-19 é intubada em hospital do Texas, nos EUA
Foto: Go Nakamura - 11.dez.2020/Getty Images