Com aumento de casos da Covid-19, Nepal encomenda 20 mil cilindros de oxigênio

O Ministério da Saúde do país pediu que todos os médicos e profissionais de saúde em licença retornem ao trabalho

Asha Thapa, CNN
28 de abril de 2021 às 14:13
Oxigênio no Nepal
Trabalhadores nepaleses removendo o cilindro de oxigênio após o reabastecimento em Sagarmatha Oxygen Nepal, Lalitpur, no Nepal nesta terça-feira (27)
Foto: Narayan Maharjan / NurPhoto via Getty Images

O Nepal registrou 4.897 novos casos diários de Covid-19 nesta quarta-feira (28). O país enfrenta um aumento de casos e mortes na pandemia. O Ministério da Saúde do Nepal pediu nesta terça que todos os médicos e profissionais de saúde em licença retornassem ao trabalho imediatamente para ajudar a lidar com o aumento de casos.

O porta-voz do Ministério da Saúde e População, Dr. Jageshwor Gautam, disse a repórteres que a demanda por oxigênio triplicou na semana passada.

Ele acrescentou que o Nepal vai adquirir 20 mil cilindros de oxigênio do exterior para lidar com o fornecimento limitado do país. Gautam disse que alguns cilindros foram considerados defeituosos devido a práticas inadequadas de armazenamento e que as pessoas começaram a acumular cilindros em resposta à segunda onda que atinge o país vizinho, a Índia.

Gautam também admitiu que o governo estava ciente de que o toque de recolher e as ordens de bloqueio não seriam respeitadas por todos por causa dos festivais que se aproximavam.

“Sim, alguns festivais estão surgindo durante este período proibitivo, mas o governo não está em condições de dizer nada”, disse Gautam. “Estamos cansados ??de dizer às pessoas para seguirem as medidas de segurança.” Ele disse que a situação agora está nas mãos do povo do Nepal.

(Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)