Deveríamos bloquear o espaço aéreo brasileiro contra variantes, diz Nicolelis

Em entrevista à CNN, o médico Miguel Nicolelis afirmou que o país deveria bloquear pessoas vindas da Índia, que vive um dos piores momentos da pandemia

Produzido por Jorge Fernando Rodrigues, da CNN, em São Paulo
03 de maio de 2021 às 22:54

Em entrevista à CNN, médico e neurocientista Miguel Nicolelis afirmou que o Brasil deveria fechar o espaço aéreo para evitar que novas variantes da Covid-19 cheguem ao país. Como exemplo, o profissional da saúde citou a Índia, país que vive um dos piores momentos da pandemia atualmente. 

"Deveríamos bloquear a vinda de pessoas da Índia para conter o eventual transporte de novas variantes, que são assustadoras", disse Nicolelis.

"Precisamos olhar o território indiano para ver o que acontece quando se perde o controle de uma situação como essa." 

Imunidade de rebanho

As cepas também foram utilizadas pelo médico para mostrar o quão difícil é estipular o que seria a chamada "imunidade de rebanho" contra a Covid-19.

"A imunidade de rebanho transformou-se em uma quimera, porque quando há múltiplas variantes aparecendo com várias respostas às vacinas fica muito difícil definir um valor", afirmou. 

Nicolelis também demonstrou preocupação com a reabertura das atividades devido à queda do número de óbitos e internações, o que pode voltar a aumentar em pouco tempo.

"Estamos vivendo a tática da sanfona. As pessoas têm a impressão de que tudo passou e têm uma falsa sensação de segurança, passando a acharem que podem fazer tudo o que faziam antes da pandemia." 

Profissional da saúde faz teste de Covid-19 em turista no aeroporto de Havana.
Profissional da saúde faz teste de Covid-19 em turista no aeroporto de Havana, Cuba
Foto: REUTERS/Alexandre Meneghini