Waack: TrateCov sugeria cloroquina até para bebês

Caso pode parecer um detalhe, mas, na verdade, ele dá uma ideia da amplitude dos problemas tratados na CPI da Pandemia

Da CNN, em São Paulo
26 de maio de 2021 às 09:35

No quadro CNN Poder desta quarta-feira (26), na CNN Rádio, William Waack fala sobre a polêmica em torno do TrateCov, plataforma apresentada pelo Ministério da Saúde para ajudar no diagnóstico da Covid-19 que sugeria uso de cloroquina até por bebês.

“Como que uma estrutura de governo – que deveria ser apoiada em decisões racionais, aconselhamento técnico e burocracia – acaba sendo dominada por palpiteiros, charlatões e todo tipo de puxa saco que vai falar aquilo que o gestor público gostaria de ouvir”, questionou Waack,.

Ele ressaltou que o episódio pode parecer um detalhe, mas que, na verdade, ela dá uma ideia da amplitude dos problemas tratados na CPI da Pandemia.

“Sabem aquele tal aplicativo que estavam distribuindo para ajudar no diagnóstico da Covid?  Ele foi retirado [do ar pelo governo], mas a internet é um lugar muito estranho. Ele continua disponível [em outras fontes]”, afirmou – uma versão do aplicativo foi arquivada pelo Internet Archive e continua funcional.

“E você vai no aplicativo e coloca assim: meu bebê de 5 meses está com congestão nasal e febre. Sabe qual a recomendação? Cloroquina.”