Últimas da Covid-19: Saúde ampliará vacinação, país tem 2.731 mortes

As notícias mais importantes sobre a pandemia desta sexta-feira (28/5)

da CNN, em São Paulo
28 de maio de 2021 às 20:30
Vacinação em Goiânia
Vacinação em Goiânia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (28) o início da vacinação contra Covid-19 da população com idades entre 18 e 59 anos, em ordem decrescente de idade. O país segue 64º no ranking global de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.731 óbitos e 49.768 novos casos da doença no Brasil. Saiba mais:

Saúde anuncia vacinação da população entre 18 e 59 anos junto com grupos prioritários

A decisão do Ministério da Saúde de iniciar a vacinação da população em geral, segundo a pasta, decorre de uma demanda diminuída de grupos prioritários elencados no plano de imunização. A vacinação de grupos prioritários continuará ao mesmo tempo em que será ampliada a imunização para a maior parte da população. Leia mais.

Pandemia volta a crescer no RJ e oito cidades têm 100% dos leitos ocupados

O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, afirmou à CNN que o Estado mostra “sinais” de crescimento dos números da pandemia e não descarta a possibilidade de uma quarta onda. Leia mais

Ministério da Saúde define ordem de vacinação de profissionais da educação

Em nota técnica publicada nesta sexta-feira (28), o Ministério da Saúde antecipou e definiu a ordem de prioridade de vacinação dos profissionais da Educação contra Covid-19. Conforme o documento, trabalhadores de creche e pré-escolas serão os primeiros da fila, seguidos pelo ensino fundamental, médio, profissionalizantes e EJA e, por fim, do ensino superior. Leia mais.

País registra 2.371 mortes e 49.768 casos do novo coronavírus nas últimas 24 h

Nas últimas 24 h, o Brasil registrou 2.371 mortes e 49.768 novos casos de Covid-19, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com a atualização, o país passa a ter 459.045 mortes e 16.391.930 casos do novo coronavírus. Leia mais.

Painel da Vacina: Brasil segue em 64º no ranking global e é 4º em total de doses

O Brasil segue 64º no ranking global de aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28), na relação a cada 100 habitantes. O país, que iniciou a vacinação há quatro meses, já esteve na 56ª posição desse ranking, ocupou a 61º lugar e, desde esta quinta-feira, está em 64º. Leia mais.

Anvisa autoriza novas condições de armazenamento de vacina da Pfizer

O novo texto da bula estende de 5 para 31 dias o tempo em que a vacina pode ficar refrigerada em temperaturas de 2 a 8ºC. A decisão atende a um pedido da farmacêutica, que apresentou estudos que mostraram que o fármaco se mantém estável em temperaturas mais altas por mais tempo. Leia mais.

Entenda o que acontece com quem passou mais de três meses internado com Covid-19

A CNN Brasil ouviu histórias de pessoas que passaram por essa situação e ainda enfrentam problemas causados pela doença. O retorno para a casa significa o início de outra difícil etapa, com fisioterapia, limitações de fala e de movimentos. Leia mais.

Com 2ª onda na Índia, sul da Ásia ultrapassa 30 milhões de casos de Covid-19

As infecções de coronavírus no sul da Ásia ultrapassaram 30 milhões nesta sexta-feira, de acordo com uma contagem da Reuters de dados oficiais, lideradas pela Índia, que enfrenta uma segunda onda da Covid-19 e uma escassez de vacina em toda a região. Leia mais.

'Enxugar gelo', diz ex-presidente da Anvisa sobre medidas contra cepa da Índia

Médico sanitarista da Fiocruz e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Claudio Maierovitch criticou, em entrevista à CNN, as medidas preventivas adotadas por estados e municípios contra a variante da Covid-19 originária da Índia. Leia mais.

SP dá início à vacinação de pessoas com comorbidades entre 40 e 44 anos

O estado de São Paulo começa a vacinar nesta sexta-feira pessoas com deficiência permanente (BPC) e pessoas com comorbidades entre 40 e 44 anos de idade. Estima-se que cerca de 760 mil pessoas sejam contempladas nesta etapa de imunização. Leia mais.

SP antecipa vacinação de profissionais de saúde com mais de 18 anos

A cidade de São Paulo antecipou para esta sexta-feira a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da saúde acima de 18 anos. Estagiários da área cursando o último ano também passarão a ser imunizados. Leia mais.

Rio receberá carga de 500 mil testes rápidos para detecção de Covid-19

A cidade do Rio de Janeiro espera a chegada de 500 mil testes rápidos de antígeno para a detecção do novo coronavírus. A expectativa foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, nesta sexta-feira. Leia mais.

Paraná tem mais de 1.160 pacientes na fila de espera por leitos de UTI

No Paraná, 1.160 pessoas estão na fila de espera por leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a Covid-19. Os hospitais de Curitiba estão atuando com a capacidade das UTIs acima do limite: 106%. A taxa de ocupação dos leitos de enfermarias do SUS para o novo coronavírus está em 99%. Leia mais.

Comunidade de inteligência dos Estados Unidos analisa duas teorias sobre origem da Covid-19

O Escritório da Diretora de Inteligência Nacional (ODNI) dos Estados Unidos emitiu uma declaração pública incomum na quinta-feira (27) sobre o status de sua coleta de informações sobre as origens da pandemia de Covid-19, divulgando divisões dentro da comunidade de inteligência sobre se o vírus escapou de um laboratório na China ou ocorreu naturalmente. Leia mais.