642 mil deixaram de tomar segunda dose de vacina Covid em SP, diz secretaria

Número corresponde a um aumento de 168% desde o início do mês de julho; quem estiver com vacinação atrasada, basta ir ao posto de saúde para completar esquema

Camila Neumam, da CNN, em São Paulo
21 de julho de 2021 às 08:58 | Atualizado 21 de julho de 2021 às 12:54

Ao menos 642 mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 no Estado de São Paulo, um aumento de 168% desde o início do mês de julho, apontou a Secretaria de Estado da Saúde na terça-feira (20). 

Entre o total de faltosos, 284,4 mil ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da Coronavac e 357,6 mil da vacina da Astrazeneca/Oxford. Três semanas atrás, o balanço era de 239,2 mil ausentes, somando respectivamente 179,7 mil e 59,5 mil pendentes de cada imunizante citado.

Segundo os fabricantes dos imunizantes (Instituto Butantan e AstraZeneca/Fiocruz), a imunização completa, ou seja, as duas doses, são necessárias para garantir a imunidade contra o coronavírus. Desta forma, a secretaria faz um alerta para pessoas completarem o esquema vacinal.

“Cada pessoa só fica totalmente protegida após tomar duas doses dos imunizantes que preveem este tipo de esquema vacinal. Por isso, é fundamental conferir a carteira de imunização e voltar ao posto para tomar a segunda dose mesmo que já tenha sido ultrapassado [o dia da segunda dose]. Isso garante a proteção para si e para a população, reforçando este trabalho coletivo de combate à pandemia”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O esquema vacinal completo de imunização contra Covid-19 prevê duas doses tanto da Coronavac (intervalo de 28 dias entre as doses) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas entre as doses). 

“Se o prazo for ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. Não é recomendado o uso de imunizantes diferentes, pois não há evidências científicas quanto à eficácia. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose”, escreveu nota da SES.

O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site.

O cidadão pode fazer um pré-cadastro no site Vacina Já para economizar tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Fila de pessoas para vacinação contra a Covid-19 na UBS de Moema, na zona sul de São Paulo (SP)
Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO