Fazer exercício antes de dormir prejudica a qualidade do sono? Entenda

Impacto da atividade física do sono varia de pessoa para pessoa, diz médica do Instituo do Sono

Flávio Ismerim, da CNN
Impacto do exercício físico no sono varia de pessoa para pessoa
Impacto do exercício físico no sono varia de pessoa para pessoa  • Freepik
Compartilhar matéria

A Semana do Sono começou na sexta-feira (14), vai até quinta-feira (20), e tem jogado luz sobre a importância de se ter uma boa noite de sono e seu impacto na saúde.

A relação entre a atividade física e o sono é uma das principais preocupações das pessoas que buscam dormir. Há muitas dúvidas sobre o quão prejudicial para a qualidade do sono pode ser um exercício feito à noite, horas antes do momento de dormir. 

A resposta, no entanto, varia de pessoa para pessoa. É o que explicou a pneumologista Erika Treptow, do Instituto do Sono, em entrevista à CNN. Segundo a médica, a atividade física tanto pode funcionar como estimulante quanto como relaxante, a depender do organismo da pessoa.

"O exercício físico pode ser relaxante, a pessoa faz o exercício e ela sente que ela vai dormir rapidamente, de que é muito tranquilo. Para outras, ele pode ter mais estimulante. A pessoa fica muito alerta e tem dificuldade de iniciar o sono", descreveu Treptow. 

O indicado, segundo a médica, é que sejam evitadas atividades físicas nas duas horas que antecedem o momento de ir dormir.

"Para algumas pessoas, se não for um exercício extenuante, ele até pode ser feito algumas horas antes do horário de dormir. O que nós sempre pedimos é que pelo menos umas duas horas antes de dormir, a gente tente não realizar o exercício físico."

Confira aqui 7 dicas para ter uma boa higiene do sono e dormir melhor.

Veja também: Telas impedem que cérebro saiba que é hora de dormir