Twitter lança primeiro no Brasil o Fleets, sua versão dos ‘stories’


Da CNN Brasil, em São Paulo
04 de março de 2020 às 15:36

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (4) os primeiros testes de sua nova ferramenta, o Fleets, uma nova versão dos conhecidos stories do Instagram. O novo recurso, em teste apenas no Brasil, estará disponível para todos os usuários de celulares com sistema Android ou iOS nos próximos dias — não há previsão de quando a novidade estará disponível em outros países.

Os Fleets terão visual semelhante aos stories de Instagram, aparecendo na barra superior da página inicial do aplicativo. Na divulgação da novidade, a conta oficial do Twitter ainda detalhou que o conteúdo também desaparecerá depois de 24 horas, como na rede social de fotografia. 

twitter fleets

Versão teste da ferramenta tem visual semelhante ao dos stories do Instagram; fotos também ficarão disponíveis apenas 24 horas (04.mar.2020)

Photo: Reprodução/Twitter (04.mar.2020)

O microblog não é o primeiro a criar uma nova versão dos stories. O próprio Instagram implementou a ideia depois de fracassar, em 2016, na compra do Snapchat, pioneiro nas ferramentas de fotos temporárias. 

Depois, em 2017, Facebook e WhatsApp, todos sob mesma direção, também aderiram às postagens de apenas um dia. Um ano depois da implementação dos stories em sua plataforma, a equipe do Instagram justificou que a iniciativa “ajudou a aumentar a quantidade de tempo que as pessoas passam no aplicativo”.

“Aqueles com menos de 25 anos passam uma média de 32 minutos no Instagram por dia, enquanto aqueles com 25 ou mais passam uma média de 24 minutos diários”, descreveu o comunicado, sem especificar qual era a quantidade de tempo anterior. 

Entre as cidades mais mencionadas no Stories, São Paulo era a segunda, atrás apenas de Jakarta, na Indonésia.