Microsoft Word passa a transcrever conferências e chamadas por telefone


Shannon Liao, do CNN Business
26 de agosto de 2020 às 18:37
Nova função do Microsoft Word permite transcrever áudios

Nova função do Microsoft Word permite transcrever áudios

Foto: Reprodução (26.ago.2020)

Qualquer estudante que tenha que transcrever uma conferência, ou um jornalista que tenha que anotar uma audiência enfrenta a tarefa tediosa de digitar rapidamente e tentar escutar ao mesmo tempo. Mas agora, o Microsoft Word pode fazer esse trabalho para nós.

Com a última atualização do Microsoft 365, assinantes podem carregar um arquivo de áudio para ser transcrito ou podem gravar uma conversa ao vivo dentro do Microsoft Word. O programa também consegue detectar se pessoas diferentes estão falando e cria uma transcrição com marcações de tempo. Se há erros na transcrição, as pessoas podem checar novamente o áudio e corrigi-los. 

Leia também:

Após 25 anos, Microsoft decide aposentar o navegador Internet Explorer

Google Maps tem novo visual, com mais cores e detalhes

A função, chamada de Transcrição no Word, só está disponível na versão para web do aplicativo no momento e apenas assinantes do Microsoft 365 podem acessá-lo. 

A inteligência artificial está aí por algum tempo para ajudar a tornar as transcrições mais rápidas e fáceis. Nos últimos anos, melhorou muito para se tornar mais preciso. Há outros produtos de transcrição com base em AI no mercado, incluindo Otter.ai e as funções de voz para texto da Apple ou do Google.

O Google anunciou seu app Recorder no último ano, que pode fazer transcrições ao vivo gratuitamente —mas ele não consegue identificar falantes diferentes.

Por anos, o Microsoft Word estava para trás da competição.

A função é construída em cima da função já-existente Ditar, que deixa você digitar frases ao falar (apesar que em Ditar, você precisa especificar a pontuação).

Com Transcrição no Word, a transcrição aparece ao lado do documento no Word, então você pode continuar a digitar e criar seu documento. Você pode puxar citações de qualquer linha da transcrição ou adicionar a transcrição inteira no corpo do seu texto principal. 

A nova função do Microsoft Word coloca a transcrição ao lado do texto principal

A nova função do Microsoft Word coloca a transcrição ao lado do texto principal

Foto: Reprodução (26.ago.2020)

O Word está impondo um limite de cinco horas mensais para carregamento de gravações e um tamanho de arquivo de até 200 MB para cada gravação, mas não há limite se você gravar o áudio diretamente pelo Word. 

A Microsoft disse em uma publicação no blog deles que vai trazer a função de transcrição para a versão móvel do Word até o fim deste ano e que está trabalhando para rodar em outras línguas além do inglês.

Ainda não há informações de quando a função pode chegar nos programas para desktop do Windows ou macOS. 

(Texto traduzido, leia o original em inglês)