SpaceX lança foguete com 60 satélites para internet de alta velocidade

Falcon 9 transporta satélites Starlink; objetivo da empresa é trazer conectividade para bilhões de pessoas que não têm acesso confiável à internet

Alta Spells e Alaa Elassar, da CNN
15 de março de 2021 às 07:33 | Atualizado 15 de março de 2021 às 10:10
Lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX
Lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX
Foto: Divulgação/SpaceX

O foguete Falcon 9, da SpaceX, foi lançado com sucesso, colocando 60 satélites Starlink em órbita.

A SpaceX disse no Twitter que o Falcon 9 decolou da plataforma de lançamento 39, do Kennedy Sapce Center da Nasa, na Flórida, por volta das 6 horas da manhã de domingo.

O impulsionador da primeira fase de apoio à missão completou oito voos antes do lançamento.
“O primeiro estágio do Falcon 9 pousou no navio-drone chamado ‘Of Course I Still Love You’ (Claro Que Eu Ainda Te Amo, na tradução livre), completando o nono voo daquele impulsionador”, twittou a SpaceX.

Segundo informações fornecidas durante a transmissão do lançamento, o Falcon 9 é um foguete de dois estágios, que tem 70 metros de altura. Ele é descrito pela SpaceX como o “primeiro foguete de classe orbital capaz de fazer um voo subsequente”.

Os 60 satélites Starlink foram implantados cerca de uma hora após o lançamento do foguete.
Starlink é uma constelação de internet baseada em satélite destinada a cobrir o planeta em banda larga de alta velocidade, e muitas vezes apresentada como uma forma de, potencialmente, trazer conectividade para bilhões de pessoas que ainda não têm acesso confiável à internet.

A ideia requer diversos satélites operando em órbita baixa da Terra – cerca de 340 milhas de altura, no caso da SpaceX – para fornecer cobertura contínua.

Cerca de 1 mil satélites Starlink foram implantados e a SpaceX planeja expandir o projeto para incluir mais de 40 mil satélites. Isso é cinco vezes o número total de satélites que os humanos lançaram desde o início dos voos espaciais.

A SpaceX agora possui cerca de um terço de todos os satélites ativos no espaço.

Texto traduzido. Leia o original em inglês.