Saiba o que a Apple deve apresentar na WWDC 2021

Assim como em 2020, conferência anual da empresa focada em inovações de software será online e gratuita; evento começa às 14h de segunda-feira (7)

Alejandra Ramos Barreda, da CNN
06 de junho de 2021 às 07:44 | Atualizado 06 de junho de 2021 às 07:46
Apple realiza sua Conferência Mundial de Desenvolvedores nesta segunda-feira (7)
Apple realiza sua Conferência Mundial de Desenvolvedores nesta segunda-feira (7)
Foto: Reprodução/Apple

 

A Conferência Mundial para Desenvolvedores da Apple (WWDC, em inglês) começa nesta segunda-feira (7) e entre os anúncios esperados está o lançamento do iOS 15, do watchOS 8, do macOS 12, do iPadOS 15, além de, possivelmente, algumas outras surpresas.

Antes da pandemia de Covid-19, a Apple realizava o WWDC no Centro de Convenções McEnery, em San José, na Califórnia, e o custo de admissão era de US$ 1.500 (cerca de R$ 7,5 mil, em valores atuais).

Mas dadas as circunstâncias atuais, este evento – assim como o de 2020 – será completamente virtual e assim os mais de 30 milhões de desenvolvedores da Apple poderão participar gratuitamente e no conforto de suas casas.

No ano passado, a Apple anunciou a transição dos processadores Intel para aqueles feitos pela própria empresa, o M1, e este ano há rumores de que a empresa de Cupertino poderia apresentar uma atualização.

Mas o que mais podemos esperar do WWDC 2021 e como você pode assistir ao evento? Aqui estão os detalhes.

Quando e como assistir ao evento online?

A conferência de desenvolvedores da Apple será em 7 de junho às 14h00 (horário de Brasília), e poderá ser acompanhada diretamente no site da empresa.

A WWDC começa nesta segunda (7) e termina na sexta-feira (11). Porém, a apresentação das novidades para consumidores e desenvolvedores acontece no início do evento, e os demais dias são sessões virtuais com engenheiros e designers da Apple.

Atualizações de software

Ao contrário do evento dedicado a hardware que a Apple costuma realizar no outono, a WWDC é focada em inovações de software para seus diferentes produtos e entre os mais esperados está a atualização do iOS e do iPadOS.

No ano passado, o iOS 14 teve sua interface aprimorada, Picture in Picture (PiP) e widgets. De acordo com rumores, a Apple poderia incluir melhorias em suas notificações, uma atualização para o iMessage e widgets interativos.

Quanto ao iPadOS 15, rumores dizem que a Apple poderia adicionar novas maneiras de personalizar a tela inicial.

Outro dos anúncios esperados é o nome da nova versão do MacOS. Inicialmente, a Apple usou nomes felinos como Snow Leopard ou Lion e em 2014 mudou para nomes de lugares icônicos da Califórnia como Yosemite e Big Sur. Será este o ano da Golden Gate ou de Hollywood?

Nesta segunda-feira (7) também pudemos ver outras atualizações do watchOS e tvOS, sistema operacional que pode mudar de nome para homeOS, se os rumores estiverem corretos.

Alguma surpresa na WWDC?

O anúncio da WWDC 2021 foi acompanhado por uma animação de um Memoji exibindo um MacBook aberto e o tema deste ano é "Brilhe e veja". 

Esses dois elementos podem significar muitas coisas, como a chegada de novas funções para MacOS ou para os Memojis.

Além disso, os óculos usados pelo Memoji podem ser uma pista para os rumores dos óculos de realidade aumentada da Apple. No entanto, nada é certo, então teremos que esperar até segunda-feira para saber se a Apple tem alguma surpresa preparada para a WWDC 2021.

(Texto traduzido; leia o original em espanhol)