PUBLIEDITORIAL

Tecnologia e apoio da contabilidade ajudam PMEs a saírem do 'modo sobrevivência'


29 de julho de 2020 às 19:00 | Atualizado 31 de julho de 2020 às 08:44
 

 

Não importa se a empresa é pequena ou média, se é do ramo de tecnologia, de alimentos ou de serviços: uma boa gestão das finanças é fundamental para o sucesso do negócio.

Para muitos empreendedores, entender e organizar pagamentos, contas a pagar, transações bancárias, e cuidar das rotinas administrativas costuma demandar tempo ou equipe. O que acontece na realidade é que muitas empresas, sem ter um ou outro, acabam se mantendo em um modo de sobrevivência – com empreendedores que não têm uma visão real da saúde financeira dos seus negócios. 

Existem muitas opções e sistemas disponíveis no mercado que podem facilitar esse controle financeira e trazer mais dinamismo para a rotina do empreendedor, entre elas o QuickBooks, sistema de gestão desenvolvido pela fintech americana Intuit. 

Davi Viana, head de Marketing e Vendas da companhia, explica que é importante, além de um sistema para ajudar na visibilidade dos números, que o empreendedor busque o apoio de consultores e especialistas que possam ajudar na interpretação dos dados. “Muitas pessoas empreendem no Brasil por necessidade ou porque são bons em alguma atividade específica. De um jeito ou de outro, o empreendedor precisa ter tempo para focar no crescimento do negócio dele e não perder tempo com rotinas burocráticas”, conta. 

Com relação ao apoio de consultores, Davi diz ainda que há um movimento de transformação digital acontecendo no mercado de contabilidade que permite que os contadores também deixem para trás tarefas manuais e repetitivas e, com apoio da tecnologia, assumam uma postura mais consultiva com seus clientes. 

“Existe uma percepção errada de que o contador é um profissional burocrata e focado apenas na conformidade das empresas. Já acompanhamos e apoiamos contadores em outros países e sabemos que com tecnologia, eles conseguem estar mais presentes na rotina dos seus clientes. É preciso otimizar essa relação e facilitar a colaboração entre empreendedor e contador”, garante. “O tripé do sucesso para o empreendedor deve ser o seu próprio comprometimento com as finanças e organização do seu negócio, a utilização de tecnologia para visibilidade dos números e o apoio do contador na rotina do negócio”, finaliza. 

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo em que especialistas explicam como facilitar gestão financeira para PMEs.

Banner rodapé Intuit Quickbooks