História de desencontro entre namorados derrete corações na pandemia

A escocesa Salma Saade relembrou história romântica com namorado Finlay McAfee e comoveu usuários de todo o mundo nas redes sociais

Francesca Street, da CNN
26 de janeiro de 2021 às 23:17 | Atualizado 26 de janeiro de 2021 às 23:21
Finlay McAfee e Salma Saade
O casal Finlay McAfee e Salma Saade
Foto: Finlay McAfee e Salma Saade/Acervo pessoal

Quando Finlay McAfee embarcou em um voo de Edimburgo para Paris para surpreender sua namorada Salma, ele sabia que seria um gesto muito romântico.

“Eu não queria comparar com uma comédia romântica”, garantiu McAfee à CNN.

Mas, ainda assim, qualquer pessoa que já assistiu a algum filme romântico sabe que uma visita surpresa a uma das cidades mais bonitas do mundo, para não falar de uma reunião inesperada no aeroporto, é a base de grandes momentos cinematográficos.

Em janeiro de 2017, McAfee era um estudante de 23 anos da Universidade de Edimburgo quando tomou a decisão de surpreender a namorada. Antes de reservar sua passagem de avião, ele contou a ideia para seu colega de quarto, Adam Jenkins. O amigo riu, dizendo que era bobo, mas romântico.

McAfee ligou para seu pai para obter o selo final de aprovação. Quando o pai disse que era uma ótima ideia, McAfee reservou a passagem.

Enquanto isso, sua namorada, Salma Saade, então com 21 anos, estava voltando de Beirute para Edimburgo.

Saade tinha uma escala de um dia marcada em Paris e viajava sozinha. A intenção de McAfee era surpreender a namorada no aeroporto Charles de Gaulle.

Afinal, o que poderia dar errado? Não havia muitos voos entre Beirute e Paris, então o estudante tinha certeza de que havia identificado em qual deles a amada estava.

Mal sabia McAfee que, no momento em que embarcava em seu voo de Edimburgo para Paris, Saade já estava pousando na capital escocesa.

O que aconteceu foi que ela mudou para um voo anterior, com o mesmo objetivo: surpreender o amado e encontrá-lo um dia antes.

O casal não tinha ideia de que os dois estavam transitando pelo aeroporto de Edimburgo ao mesmo tempo. Pior ainda, a área de embarque do aeroporto escocês é tão pequena que eles poderiam ter se trombado facilmente. E se a moça tivesse enviado uma mensagem de texto ao namorado imediatamente após o pouso, ele poderia ter evitado embarcar em seu voo.

“É uma loucura pensar, provavelmente há um ponto no aeroporto de Edimburgo onde literalmente passamos um pelo outro”, diz McAfee.

Conexão perdida

Agora, em janeiro de 2021, Saade e McAfee ainda estão juntos, morando em Londres, onde McAfee é engenheiro de software e Saade trabalha para o Partido Nacional Escocês.

Quatro anos depois do desencontro, os dois contaram a história pelo Zoom, enquanto tomavam café juntos na cozinha, relembrando os primeiros dias de seu relacionamento e a conexão perdida.

“Nós estávamos namorando havia apenas três meses”, lembra McAfee.

“Sim, tipo dois meses e meio”, diz Saade. “Foi nossa primeira vez separados."

“Sentíamos muita falta um do outro”, conta McAfee.

"A primeira separação é tão difícil!”, concorda Saade.

Quando Saade desembarcou de seu voo em Edimburgo, ela decidiu não entrar em contato com o namorado imediatamente. Estava cansada do vôo e queria ir para casa primeiro, tomar banho, se arrumar, e só depois ir ao apartamento dele fazer a surpresa.

“Eu estava pronta para encontrar meu namorado e então percebi que não estávamos no mesmo lugar”, ela ri.

Saade descobriu que as coisas deram errado quando, no caminho para sua casa, mandou uma mensagem para o colega de quarto de McAfee.

“Ei, Adam, você sabe se por um acaso o Finlay está no apartamento?”, escreveu. “Voltei um dia mais cedo e quero fazer uma surpresa”.

“Ele acabou de voar para Paris”, escreveu Adam. “Queria fazer a mesma coisa. Tipo, literalmente”.

A namorada ficou incrédula.

“Eu realmente pensei que ele estava brincando comigo", conta.

Na hora, ela mandou uma mensagem para o namorado: "Por favor, me diga que você não está em Paris, rs”

Sem resposta, ela tentou ligar para ele. Quando McAfee não atendeu, a moça começou a aceitar o que havia acontecido.

“Foi uma combinação de descrença e, sei lá, fiquei chateada, mas também achei muito engraçado”, diz Saade.

"Por favor, me diga que você não está em Paris, rs. VOLTE, ESTOU AQUI. AQUI EM EDIMBURGO, NÃO EM PARIS. DESCULPE, EU ESTAVA TENTANDO SER FOFA. VOLTE AGORA."

Salma Saade

"Hahahaha. Uau. Estou em Paris."

Finlay McAfee

"EU SEI. VOLTE."

Salma Saade

"Acabei de pousar"

Finlay McAfee

A moça então ajudou o namorado fazendo uma reserva de hotel para ele passar a noite em Paris. Ele atualizou seu status no Facebook:

"Alguém em Paris? Eu voei para surpreender a Salma, mas ela voou de volta para me surpreender e agora eu tenho 12 horas para matar”.

Ele recebeu 173 curtidas e os comentários logo se acumularam: “Essa situação é digna de um troféu”, escreveu um amigo.

“Seu amor está matando o planeta”, disse outro.

Nenhum amigo estava em Paris, então McAfee passou um dia de inverno vagando pelos pontos turísticos, tirando fotos de si mesmo na frente de Notre Dame com ar melancólico e fazendo o clique obrigatório da Torre Eiffel iluminada.

No dia seguinte, ele voou de volta para Edimburgo e Saade foi pegá-lo no aeroporto. A moça ficou feliz com o reencontro e por tudo voltar ao controle depois que as coisas ficaram inesperadamente descontroladas.

Finlay McAfee
O jovem Finlay McAfee, em Paris
Foto: Finlay McAfee/Acervo pessoal

Como eles estavam namorando havia pouco tempo, o casal não conhecia as respectivas famílias.

Nos anos que se seguiram, o caso se tornou “uma ótima história para quebrar o gelo”, contou McAfee.

“Sempre que conheço alguém da família de Salma, contamos a história e eles ficam tipo, ‘Esse cara é um idiota’”, ele ri.

“Não somos um casal muito impulsivo", diz Saade. “Tirando essa história, acho que temos uma relação muito normal. Portanto, acho ainda mais engraçado que nós dois tenhamos tomado uma decisão de ímpeto, quando nenhum de nós é particularmente assim”.

O fato solidificou o que eles já começavam a suspeitar – que tinham uma boa base para uma parceria forte e que estavam se apaixonando.

Saade e McAfee se conheceram no outono de 2016 no Tinder. Para ambos, foi o primeiro encontro do aplicativo.

Eles rapidamente perceberam que tinham um amigo em comum, um rapaz que havia participado de uma peça estudantil dirigida por McAfee. Saade tinha visto a peça, mas seus caminhos não se cruzaram naquela época.

Quando eles finalmente se conheceram, rapidamente se conectaram. Os dois passaram dias explorando juntos sua cidade natal, Edimburgo – seu segundo encontro foi uma visita memorável às masmorras da cidade.

Reação mundial

Em 12 de janeiro deste ano, Saade foi lembrado da viagem agitada a Paris por meio da função “Memórias” do Facebook, onde postagens de anos anteriores ressurgem na linha do tempo.

A memória fez Saade sorrir, como sempre fazia, e ela decidiu tuitar sobre isso.

“Eu normalmente apenas tuíto sobre política”, contou.

Mas ela achou que essa postagem um pouco mais pessoal poderia trazer um pouco de alegria para outras pessoas.

“Feliz aniversário de 4 anos de quando voei para Edimburgo para surpreender Finlay e ele voou para Paris para me surpreender. É por isso que não fazemos mais surpresas”, ela postou, junto com capturas de tela de suas mensagens e o estado de abandono de Finlay no Facebook.

Torre Eiffel Romance
Torre Eiffel, no registro feito por Finlay McAfee durante a noite que passou sozinho em Paris
Foto: Finlay McAfee/Acervo pessoal

Desde então, o tuíte teve mais de 1 milhão de curtidas e mais de 150 mil retuítes e citações. A história viralizou, para grande surpresa do casal.

“A repercussão no Twitter foi realmente surpreendente e adorável”, diz McAfee. "É estranho que tantas pessoas tenham reagido a isso, e quase tudo que eles disseram foi muito amoroso”.

Saade diz que pessoas de todo o mundo a alcançaram com mensagens doces.

“Embora nos comparar com Ross e Emily [do programa de TV “Friends”] não seja a melhor comparação", ela ri.

Nos anos que se seguiram, Saade e McAfee tiveram outras férias memoráveis, viagens nas quais os dois conseguiram estar no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Os destaques incluem um passeio na neve na Islândia e uma visita às impressionantes ruínas romanas de Baalbeck, no Líbano, onde Saade tem família.

No momento, o casal está trancado em seu apartamento em Londres, cumprindo a quarentena. Tem sido um pouco surreal, eles dizem, ver sua história reverberar pelo mundo enquanto mal saem de casa.

Quanto a Paris, bem, o casal ainda não visitou a capital francesa juntos. De fato, eles esperavam ir no ano passado, mas a pandemia Covid-19 pôs um fim a esses planos.

Mas ver sua história se espalhar por todo o mundo, e passar a última semana refletindo sobre aquele dia fatídico, só os tornou mais determinados a chegarem juntos à Cidade Luz um dia.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).