Dia do Jazz: bares e restaurantes para curtir o estilo musical em São Paulo
Bons drinques, petiscos e um ótimo jazz de fundo. Gostou da proposta? Confira onde curtir uma noite regada à boa música na capital

Mais do que um estilo musical (um estilo de vida e uma forma de pensar, como definiu a icônica Nina Simone), o jazz é uma tradição originária da cultura afro-americana do fim do século 19 e início do século 20. Sua origem se deu na apaixonante cidade que nunca dorme, Nova Orleans.
O Dia Internacional do Jazz, comemorado em 30 de abril, foi criado pela UNESCO e celebrado pela primeira vez em 2012. Desde então, ele acontece simultaneamente em diversos locais de todo o mundo e representa um movimento coletivo de várias apresentações e concertos.
Por ser uma inabalável ferramenta de comunicação, o jazz une pessoas e, para atingir essa finalidade, tem sido atração rotineira em bares e restaurantes de São Paulo, para melhorar ainda mais os momentos de celebração que estão voltando à normalidade.
Com esse intuito de celebrar, no texto de hoje indico locais em São Paulo nos quais a gente encontra o estilo musical.
Perseu Coffee House
Ver essa foto no Instagram
Apesar de originalmente ser uma boa cafeteria, o Perseu Coffee House, que tem a cozinha comandada por Thiago Cerqueira, conta com um menu exclusivo para as noites e, de quarta a domingo, há sessões de jazz ao vivo.
Al. Santos, 2.159, Jardim Paulista, São Paulo – SP / Aberto de segunda a terça, das 8h às 20h; quarta a sábado, das 8h às 23h; domingo, das 9h às 21h.
Raiz Club

Um bar de jazz e coquetéis engarrafados. Esse é o conceito do Raiz Club, no subsolo do restaurante Jacarandá. Fica no bairro de Pinheiros e é comandado pelo restaurateur Milton Freitas, em parceria com o bartender e sócio Alê D’Agostino, que traz toda experiência da alta coquetelaria. Ambiente intimista, elegante e confortável que passa por repaginação, embalado por jazz ao vivo durante a semana.
Rua Alves Guimarães, 153, subsolo, Pinheiros, São Paulo-SP / Aberto de segunda-feira a quinta-feira, das 12h às 24h, sexta-feira e sábado, das 12h às 1h, e domingo, 12h às 24h.
Baretto

Nomeado pela revista “Wallpaper” como bar número 1 do mundo, o Baretto mantém sua atmosfera discreta e aconchegante. O bar do Hotel Fasano traz para o público paulistano artistas de calibre mundial, que outrora só poderiam ser vistos em grandes casas de shows.
Rua Vitório Fasano, 88, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Aberto de segunda-feira a sábado, das 19h às 3h.
Barletta Ristorante

Originalmente, o Barletta abriu as portas para apresentar sua cozinha italiana clássica, tais como massas e salumeria artesanal fornecida por pequenos produtores. Para beber, centenas de rótulos da loja de vinhos anexa ao imóvel e coquetéis clássicos. Tudo oferecido no almoço e no jantar. Às quintas-feiras, o local é invadido pelo melhor jazz ao vivo.
Al. Tietê, 360, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h, sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e domingos das 12h às 16h.
Blue Note

O mundialmente famoso Blue Note é um clube de jazz de Nova York e, em São Paulo, está localizado no terraço do Conjunto Nacional, com uma linda vista para a avenida Paulista.
Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, São Paulo-SP / Aberto de quarta-feira a domingo, das 19h às 23h59.
Bourbon Street Music
O Bourbon Street Music é uma conhecida casa em Moema, bastante propícia para assistir à ótimos shows de jazz e outros gêneros musicais.
Rua dos Chanés, 127, Moema, São Paulo-SP / Aberto de quinta-feira e sexta-feira, das 19h às 24h, e aos sábados e domingos, das 12h às 24h.
JazzB

Com ambiente descontraído e literalmente uma arquibancada para acompanhar os bons shows, o JazzB conta com show de jazz e música instrumental.
Rua General Jardim, 43, República, São Paulo-SP / Aberto de quinta-feira, das 18h às 24h, sexta-feira, das 18 à 1h, sábado, das 12h à 1h e domingo, das 12h às 22h.

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.