Onde os chefs comem? Com Uélita Bertani, do Piccini Cucina, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Uélita é chef executiva do Piccini Cucina, restaurante nos Jardins que recria charme e sabor das antigas tabernas italianas
Uélita é chef executiva do Piccini Cucina, restaurante nos Jardins que recria charme e sabor das antigas tabernas italianas Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Aos 22 anos, Uélita Bertani fez as malas e partiu rumo à Itália para trabalhar como doméstica.

Foi durante uma viagem à Sardenha, terra da fregula e da bottarga, que aprendeu algumas técnicas de cocção. Na ocasião, a profissional descobriu sua verdadeira vocação: cozinhar.

De volta ao Brasil e com foco na paixão pela cozinha, Uélita foi estudar na capital mineira, onde trabalhou com o chef Ivo Faria. Após passagem em Belo Horizonte, ela desembarcou em São Paulo, e passou pelo hotel Unique e no extinto Attimo.

A casa italiana na Vila Nova Conceição foi, inclusive, onde Uélita conheceu Francisco Pinheiro, amigo e mentor da profissional.

Após bagagem nacional, Portugal foi o país escolhido como sua casa até 2021, até que retornou ao Brasil para comandar a cozinha do Piccini Cucina, restaurante italiano nos Jardins que serve cardápio clássico com bem-vindas releituras de receitas do país da bota.

Fora de seu expediente, a chef também experimenta outros sabores pela capital paulista e compartilha com a CNN Viagem & Gastronomia seus endereços favoritos de onde comer bem em São Paulo e arredores. Spoiler: maioria das escolhas levam a profissional para a zona norte da cidade.

Pé de fava

Amo comida nordestina e o Pé de Fava é um restaurante brasileiro de comida extremamente afetiva, que indico.

Além disso, a cozinha da casa em Santana é chefiada pelo meu mentor e amigo Francisco Pinheiro.

Rua Doutor César, 1288 – Santana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 96829-0676 / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30; sexta e sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h.

Lassù

Lassù fica no 28º andar de um prédio em Santana e possui vista panorâmica para toda a cidade, além de bar com drinques autorais / Reprodução Facebook

O Lassù é supermoderno e nos apresenta uma vista de tirar o fôlego para a capital paulista, com visuais desde o Campo de Marte até a Serra do Mar. Sem contar que a gastronomia da casa, que foca na cozinha italiana, é para lá de saborosa.

O bar giratório no 29º andar é um charme, com carta de drinques autorais e clássicos, e, de novo, a vista panorâmica é linda.

Rua Conselheiro Saraiva, 207, 28º andar – Santana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2373-7717 / Horário de funcionamento: segunda a sexta das 12h às 15h e das 18h à 0h; sábado das 12h às 16h e 18h à 0h e domingo das 12h às 17h.

Myk

O Myk é um restaurante grego que possui um charme interessante. É impressionante como o atendimento da casa é excelente.

Sob a batuta da chef Mariana Fonseca, considero a comida leve e impecável, com a predominância de peixes, frutos do mar, carnes e saladinhas.

E ainda dá para ficar um tempão admirando a decoração, que traz um pedaço da Grécia para São Paulo.

Rua Peixoto Gomide, 1972 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2548-5391 / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira das 12h às 16h e das 19h à 0h; quinta das 19h à 0h; sexta e sábado das 12h à 0h e domingo das 12h às 18h.

Mocotó

Dadinhos tapioca do Mocotó
Dadinhos de tapioca são sucesso da casa; receita é recriada em bares e restaurantes Brasil afora / Ricardo D’Angelo

O Mocotó dispensa apresentações e comentários. Realmente gosto e frequento muito o restaurante do chef Rodrigo Oliveira.

Desde os clássicos dadinhos de tapioca até o baião-de-dois, dá para pedir qualquer coisa do menu de olhos fechados. O preço é superacessível e os drinques são fantásticos!

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros, São Paulo SP / Tel.: (11) 2951-3056 / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h; domingos e feriados das 11h30 às 17h.

Santa Bottega

Com uma cozinha italiana artesanal e moderna, o Santa Bottega fica, na verdade, em Alphaville. A fachada simpática de cor amarela dá ar de uma típica cantina italiana.

Além dos mais variados e sofisticados pratos, entre rigatoni ao ragu com burrata e tagliata, gosto do restaurante pelo clima aconchegante.

Avenida Vênus, 124 – Centro de Apoio 2 (Alphaville), Santana de Parnaíba – SP / Te.: (11) 99006-3577 / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira das 12h às 15h e das 19h às 22h30; sexta das 12h às 15h e das 19h às 23h; sábado das 12h às 15h30 e das 19h às 23h e domingo das 12h às 16h.