Festival Rio je t’aime reúne chefs brasileiros e franceses em torno dos sabores franco-cariocas

Estrelados chefs brasileiros e franceses desembarcam em Niterói nos dias 18 e 19 de novembro em evento com pratos de até R$ 40

Risoto de shitake da chef Raquel Brigido
Risoto de shitake da chef Raquel Brigido Divulgação

Tina Binido Viagem & Gastronomia

Depois de uma temporada de seis anos na França, com participação dos idealizadores em eventos que exaltam o savoir faire franco-carioca, o grande encontro de estrelados chefs franceses e brasileiros chega ao Reserva Cultural de Niterói, em São Domingos, nos dias 18 e 19 de novembro, das 11 às 22h, com entrada franca. Além das atrações gastronômicas a preços populares, haverá música, atividades culturais e ampla programação infantil.

Chefs de diferentes estilos gastronômicos estarão presentes ao evento como Ricardo Lapeyre, Frédéric de Maeyer, Juan Bertoni, Lola Rabin, Joana Carvalho, Francisco Hannequim, Fabiana Schmaedecke, Philippe Lanié, Zela Brum, Vicente Maia, Cesar Antunes, Luciano Pessina, Emanuel Pinheiro, Silvia Paludo, Sergio Gustavo Vivas, Márcio Arruda, Daniel Ramos, entre outros.

Olivier Cozan, um dos organizadores e que também participa da feira com estande, diz que a “Rio je t’aime é um evento colaborativo, que celebra o amor pela gastronomia franco-carioca, com chefs que se ajudam dentro e fora de suas cozinhas.  A proposta é levar iguarias francesas e brasileiras variadas, de alta qualidade, a valores acessíveis de até R$ 40,00.”

A Rio je t’aime terá estandes da Chandon, com champanhe a preços populares, de vinhos franceses e portugueses e de cerveja da marca Rio je t’aime. Haverá ainda queijos, premiados inclusive na França, além de representantes de empório com cogumelos, trufas, azeites especiais e geleias artesanais e sorvete italiano da AmoGelato.

O evento contará com programação musical, com o grupo Ventos do Mundo com a cantora lírica Daniela Mesquita; o trio Tango Revirado, que levará a atmosfera dos bailes portenhos ao Reserva, unindo a tradição do tango, da milonga e valsa. Já a cantora parisiense Valerie Lu, radicada no Brasil há 30 anos, interpretará música francesa, brasileira e jazz. Também estão confirmados o Quarteto de Cello, a Gafieira Araribóia, a dupla Glorinha e Renato e o cantor Léo Castro.

Já as crianças poderão se aventurar no mundo da gastronomia, com destaque para aulas gratuitas da Le Cordon Bleu, com o head chef de pâtisserie Philippe Brye.

E para marcar o mês da Consciência Negra a programação inclui roda de conversa com participação de representantes do movimento negro e presença durante a feira do ateliê Peróla Negra, com roupas e acessórios.

Quem quiser ir ao evento acompanhado do seu pet o espaço da Pet Club terá apoio de monitores.

A Rio je t’aime conta com apoio cultural da Prefeitura de Niterói e da Fundação de Arte de Niterói (FAN); apoio institucional do Consulado Geral da França, Câmara de Comércio França Brasil, Aliança Francesa de Niterói e Chandon.

Programação do evento:

Le Cordon Bleu curso de gastronomia para crianças: dias 18 e 19, às 14h, com inscrições no local do curso e vagas limitadas

Trio Ventos do Mundo: dia 18, às 14h e às 17h, e dia 19, às 12h e às 17h

Grupo Tango Revirado: dia 18, às 16h e às 18h, e dia 19, às 11h e às 13h

Léo Castro: dias 18 e 19, às 18h

Glorinha e Renato: dias 18 e 19, às 19h

Valerie Lu: dias 18 e 19, às 20h

Gafieira Araribóia: dias 18 e 19, às 21h

Quarteto de Cello: dias 18 e 19, às 22h

Para conferir mais atrações, acompanhe as redes sociais da Rio je t’aime: @riojetaime

Serviço:

Feira Rio je t’aime

Dias 18 e 19 de novembro, das 11h às 22h 

Local: Reserva Cultural de Niterói (Avenida Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, próximo às barcas de Niterói)