Onde os chefs comem? Com Erick Grossi, do Les Deux Magots, em São Paulo
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

O chef Erick Grossi é nome por trás da filial paulistana do café parisiense Les Deux Magots e do bistrô Le Napoleon. Porém, além da afinidade com a gastronomia francesa, seu currículo inclui passagem por restaurantes de peso em São Paulo, como o Tuju, A Casa do Porco, Corrutela e Chef Rouge.
Grossi também foi um dos poucos brasileiros que fez parte da equipe do Noma, em Copenhague, no panteão dos melhores restaurantes do mundo do The World's 50 Best Restaurants e detentor de três estrelas Michelin.
Baiano e morando em São Paulo, o chef compartilha com o CNN Viagem & Gastronomia uma seleção dos seus lugares favoritos para comer na capital paulista, passando pela gastronomia mexicana, japonesa, brasileira, italiana e argentina.
5 restaurantes indicados por Erick Grossi em São Paulo:
LosDos Cantina

Dos chefs Caio Alciati e João Gertel, o LosDos Cantina é uma cantina mexicana em um local simples, que serve comida tradicional e do dia a dia na Vila Buarque. Gosto tanto de lá que, sempre que consigo, visito a casa para aproveitar o melhor da culinária típica.
Para mim, é essencial pedir a lula com mole branco, uma combinação de sabores deliciosa e surpreendente. Do novo cardápio, gosto da carne cruda que é muito bem temperada.
LosDos Cantina: Rua Dr. Vila Nova, 150 - Vila Buarque, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h; sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h; domingo, das 13h às 17h.
Sushiguen

Liderado pelo chef Takeshi Shimizu, o tradicional Sushiguen tem o melhor custo benefício da cidade. Destaco o chirashi que é sempre muito fresco e com uma boa variedade de peixes. Além disso, o delivery mantém a qualidade do restaurante.
Localizado no bairro Paraíso, a casa foi destaque no La Liste 2025, ficando entre os mil melhores restaurantes do mundo.
Sushiguen: Rua Manoel da Nóbrega, 76, loja 13, Ed. Barão de Ouro Branco - Paraíso, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h30 às 14h30, e das 18h às 22h; sexta e sábado, das 11h30 às 14h30, e das 18h às 22h30. Fechado aos domingos e feriados.
Caco

Apesar de ser um restaurante novo, acredito que o Caco tem um cardápio bastante maduro. É um ótimo ambiente para tomar um vinho e comer bem. Meu destaque é o prato de língua bovina cozida a baixa temperatura servida com polenta frita - para mim, é um dos melhores da cidade.
A casa está localizada na rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, e oferece gastronomia majoritariamente italiana, mas também tem toques da cozinha francesa e pratos inspirados em receitas de família.
Caco: Rua Artur de Azevedo, 496 - Pinheiros, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h; sábado, das 12h às 16h e das 19h às 13h; domingo, das 12h às 16h.
Sororoca Bar
O bar de peixes Sororoca, dos chefs Gustavo Rodrigues, Marcelo Correa Bastos e Thiago Castanho, é a minha escolha para comer um bom peixe. Sempre dou uma olhada nas sugestões da casa, mas considero o filhote na brasa com tucupi uma das melhores combinações.
O restaurante mudou de endereço recentemente. Antes atendia em um sobrado em Pinheiros e, agora, tem um ambiente maior, com 86 lugares, na Vila Madalena.
Sororoca Bar: Rua Harmonia, 321 - Vila Madalena, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 19h às 23h; sexta e sábado, das 12h às 16h30 e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 16h30.
Chimichurri Parrilla
Os hambúrgueres e as carnes do Chimichurri Parrilla são incríveis, mas meu pedido favorito são as mollejas, um corte difícil de encontrar. No restaurante de Perdizes, as mollejas são bem feitas, entrando para a lista das melhores que já comi.
Chefiada pelo argentino Tomás Peñafiel e pelo brasileiro Gabriel Toledo, a casa foi destaque na premiação Melhores do Ano 2025, da Prazeres da Mesa, com o melhor hambúrguer.
Chimichurri Parrilla: Avenida Professor Alfonso Bovero, 730 - Perdizes, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h30 e das 18h às 23h; sexta, das 12h às 23h; sábado, das 12h30 às 23h; e domingo, das 12h30 às 17h.


