Bugatti tem conversível mais rápido do mundo; conheça

Piloto oficial da marca e vendedor de Le Mans, Andy Wallace, comandou volta de alta velocidade

Rodrigo Barros, colaboração para a CNN
Compartilhar matéria

Uma verdadeira lenda sobre rodas. É possível descrever assim o Bugatti W16 Mistral. O modelo conquistou o recorde de conversível mais rápido do mundo ao atingir nada menos que 453,9 km/h no início deste mês.

O teste foi realizado em uma pista da cidade de Papenburg, na Alemanha. Atrás do volante, no dia 9 de novembro, estava o piloto oficial da Bugatti e vendedor de Le Mans, Andy Wallace.

"Um registro como este ultrapassa os limites da inovação automotiva e requer imenso foco, dedicação e trabalho em equipe para realizar", diz Wallace.

A pista na qual o recorde foi quebrado é a mesma onde foi quebrado também o recorde mundial de cockpit fechado, em 2019, quando Chiron Super Sport 300+ atingiu 490,48 km/h.

Um outro marco é que, pela primeira vez na história da Bugatti, o cliente do veículo esteve presente para testemunhar o recorde.

A montadora de hipercarros permitiu uma volta com Andy em outra corrida de alta velocidade.

Desta vez, porém, o carro não atingiu a mesma velocidade, mas chegou próximo, de acordo com a marca.

O piloto oficial da Bugatti, Andy Wallace • Divulgação/Bugatti
O piloto oficial da Bugatti, Andy Wallace • Divulgação/Bugatti

O nome do dono não foi divulgado, mas ele tem uma coleção de veículos com outros modelos recordistas, como o Veyron 16.4 Super Sport, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition e o Chiron Super Sport 300+. 

O Bugatti W16 Mistral tem preço de 14 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões), sem colocar na balança os impostos de importação. 

Abaixo do capô, o motor 8.0L de 1.600 cv de potência é um dos responsáveis pelo número.