Como funciona e como assinar o serviço de carro por assinatura?

Pagando uma taxa mensal em um contrato de um ou dois anos, você pode ter um carro sem qualquer gasto adicional

João Vitor Ferreira, colaboração para a CNN
Carro por assinatura pode se tornar tendência no Brasil  • Reprodução/ Internet
Compartilhar matéria

No Brasil, estamos acostumados a ver o carro como algo para comprar e ter, mas os tempos modernos mostram que essa não é a única alternativa para quem quer ter um veículo. Para quem gosta de dirigir mas não quer comprar um carro (e arcar com as despesas a longo prazo), surgiu a possibilidade de “carros por assinatura”.

Basicamente, o carro por assinatura funciona de maneira semelhante ao aluguel. Você paga uma taxa mensal e pode usufruir do veículo.

A diferença está no período de contrato. Enquanto na locação comum você fica com o carro por um período curto de tempo, na assinatura os contratos são geralmente de um ou dois anos.

Na negociação do contrato existem outros fatores que assemelham-se ao aluguel. Um ponto é a franquia de quilometragem, que na assinatura é definido um limite de rodagem mensal.

Outro detalhe é que na assinatura você está sempre pagando por um carro novo. Ao fim do contrato, se o cliente optar por renová-lo, ele irá receber uma nova unidade 0 km, mesmo se quiser um modelo idêntico ao do contrato anterior.

Algumas empresas de carro por assinatura até podem oferecer a opção de compra do veículo ao cliente, mas isso varia de caso a caso.

No Brasil, a Volkswagen disponibiliza a Kombi elétrica somente por assinatura/ Reprodução/Volkswagen
No Brasil, a Volkswagen disponibiliza a Kombi elétrica somente por assinatura/ Reprodução/Volkswagen

Se o carro vai ficar com uma pessoa por tanto tempo, como ficam as os gastos para manter esse veículo? Essa é justamente uma das vantagens que a assinatura oferece para conquistar novos clientes.

Todos os custos com revisões, manutenção, seguro e até assistência 24 horas já estão inclusos na mensalidade, desse modo, o cliente sabe exatamente quanto gastará com o carro por mês, tendo como única despesa adicional o combustível.

Atualmente, é possível achar carros de diversos segmentos disponíveis para assinatura, além de várias empresas que oferecem o serviço. As próprias montadoras estão entrando no ramo, como a Toyota, que criou a Kinto. A Volkswagen é outra que também disponibiliza seus veículos por assinatura, trazendo como exclusividade os modelos elétricos ID.Buzz – a Kombi elétrica – e o ID.4, que não estão disponíveis para venda direta.

De forma resumida, no modelo por assinatura você abre a mão da posse do veículo para ter mais comodidade e facilidades, como por exemplo, não precisar cotar diversos seguros ou então ter que lidar com um gasto inesperado caso o carro tenha algum problema. Tudo isso já vem incluso em uma única mensalidade, permitindo ao cliente planejar melhor seu gasto com seu meio de locomoção. Além de ter a vantagem de estar sempre andando com um carro 0 km.