Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

AGU vai recorrer hoje contra decisão que suspendeu leilão de arroz

Ministro Jorge Messias afirmou que governo vai impetrar recurso ainda na noite dessa quarta (5)

Conab suspendeu leilão para compra de 104 mil toneladas de arroz polido
Compra de arroz importado foi anunciada após enchentes no Rio Grande do Sul  • Marcello Casal/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, afirmou à CNN que o governo vai recorrer, ainda na noite desta quarta-feira (5), contra decisão que suspendeu leilão para compra de arroz importado, marcado para esta quinta-feira (6).

O recurso será apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O TRF-4 avalia pedidos contrários a decisões de juízes federais do Sul do país.

Mais cedo, o juiz federal Bruno Risch, de Porto Alegre, suspendeu o leilão.

Para ele, "é prematuro" agendar o leilão para esta quinta, "tendo em vista a ausência de comprovação de que o mercado de arroz nacional, composto pela produção nacional e pelas importações no mercado privado, sofrerá o impacto negativo esperado pelo Governo Federal em razão das enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul, sobretudo quando os próprios entes estatais locais dizem o contrário".

A decisão acolheu pedido de parlamentares de oposição.

Como a CNN divulgou, o mesmo juiz chegou a fixar 24 horas para o governo explicar as razões do leilão. Por meio de medidas provisórias, está autorizada compra de 1 milhão de toneladas de arroz importado. O leilão desta quinta-feira seria para aquisição de uma primeira parte, de cerca de 300 mil toneladas. O produto seria vendido a R$ 4 por quilo, ao consumidor final.