Débora Bergamasco
Blog
Débora Bergamasco

Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

Governo federal monitora risco de desabastecimento no RS

São 155 pontos de interrupção e algumas cidades já estão com restrições; Dnit e Comando Conjunto se reúnem nesta manhã

Compartilhar matéria

A Sala de Situação criada pelo governo federal nesta quinta-feira (2) está monitorando o risco de desabastecimento de água, alimentos, medicamentos, insumos hospitalares e combustível​ no Rio Grande do Sul.

Fontes do Palácio do Planalto confirmaram que o grupo de coordenação da crise se prepara para atuar na mitigação desse problema, cuja tendência é se acentuar nos próximos dias.

O general Hertz Pires do Nascimento​, comandante do Comando Conjunto da Operação Taquari II, informou à CNN que haverá uma reunião na manhã desta sexta-feira (3) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

"É grande a preocupação para restabelecer as ligações do estado. Haverá uma reunião agora de manhã para tratar desse assunto com Dnit", disse o general.

No momento, há 155 pontos de interrupção que atrapalham a circulação, que dificultam acesso tanto ao resgate quanto ao deslocamento.

Hertz afirma que o foco é no resgate de pessoas. Duas aeronaves do Exército já fazem operações de salvamento e agora mais quatro helicópteros estão chegando para concentrar esforços nos resgates no Vale do Taquari.