Débora Bergamasco
Blog
Débora Bergamasco

Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

Governo federal monitora risco de desabastecimento no RS

São 155 pontos de interrupção e algumas cidades já estão com restrições; Dnit e Comando Conjunto se reúnem nesta manhã

Imagens de drone mostram dimensão da enchente em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul
Imagens de drone mostram dimensão da enchente em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Sala de Situação criada pelo governo federal nesta quinta-feira (2) está monitorando o risco de desabastecimento de água, alimentos, medicamentos, insumos hospitalares e combustível​ no Rio Grande do Sul.

Fontes do Palácio do Planalto confirmaram que o grupo de coordenação da crise se prepara para atuar na mitigação desse problema, cuja tendência é se acentuar nos próximos dias.

O general Hertz Pires do Nascimento​, comandante do Comando Conjunto da Operação Taquari II, informou à CNN que haverá uma reunião na manhã desta sexta-feira (3) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

"É grande a preocupação para restabelecer as ligações do estado. Haverá uma reunião agora de manhã para tratar desse assunto com Dnit", disse o general.

No momento, há 155 pontos de interrupção que atrapalham a circulação, que dificultam acesso tanto ao resgate quanto ao deslocamento.

Hertz afirma que o foco é no resgate de pessoas. Duas aeronaves do Exército já fazem operações de salvamento e agora mais quatro helicópteros estão chegando para concentrar esforços nos resgates no Vale do Taquari.