Fernando Nakagawa
Blog
Fernando Nakagawa

Repórter econômico desde 2000. Ex-Estadão, Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Gazeta Mercantil. Paulistano, mas já morou em Brasília, Londres e Madri

CNN Brasil Money

Protecionismo não leva a lugar algum, diz líder chinês em Davos

No dia seguinte à posse de Donald Trump, CEO do JP Morgan Asset diz que vê com otimismo troca na Casa Branca

Ding Xuexiang, vice premiê da China participa do Fórum Economico Mundial em Davos, em 2025. World Economic Forum / Thibaut Bouvier
Ding Xuexiang, vice premiê da China participa do Fórum Economico Mundial em Davos  • World Economic Forum / Thibaut Bouvier
Compartilhar matéria

A China usou o Fórum Econômico Mundial para defender a continuidade do livre comércio no dia seguinte à posse de Donald Trump.

Em um painel concorrido no principal auditório do evento, o vice-premiê chinês defendeu que o protecionismo “não leva lugar algum”.

Ding Xuexiang, principal autoridade chinesa em Davos em 2025, fez uma forte defesa do multilateralismo e do comércio global.

Diante das ameaças de Donald Trump contra o comércio global, especialmente as exportações da China, o vice-premiê chinês defendeu a globalização.

“A globalização não é um jogo de soma zero. Não é algo como ‘você perdeu e eu ganhei’. É um processo de benefícios mútuos, universais”, defendeu em painel na manhã desta terça-feira (21).

Em outro painel e com tom completamente diferente, a CEO do JP Morgan Asset Management, Mary Erdoes, demonstrou otimismo e ânimo com a troca na Casa Branca. Ela disse estar “esperançosa” com a chegada do novo presidente.

A executiva de uma das maiores gestoras de recursos do mundo lembrou que Trump promete desregulamentar o setor financeiro, o que pode ser positivo para a indústria.

Erdoes lembrou ainda que o governo do democrata Joe Biden adotou várias medidas que aumentaram a regulamentação do setor financeiro, o que foi negativo para o setor.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais