José Eduardo Cardozo
Blog
José Eduardo Cardozo

Comentarista da CNN. Advogado e professor de direito da PUC-SP e ESPM/SP. Mestre e Doutor em Direito, foi ministro da Justiça e Advogado-Geral da União no governo de Dilma Rousseff

Cardozo: Sanção a Moraes seria violência à soberania brasileira

"Se a atuação do ministro Moraes tivesse qualquer relação com os Estados Unidos, tudo bem. Mas não há. Se isso avançar, haverá uma reação internacional fortíssima"

Compartilhar matéria

O comentarista José Eduardo Cardozo afirmou no programa O Grande Debate desta quinta-feira (22) que a possibilidade de os Estados Unidos sancionarem o ministro Alexandre de Moraes por sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma violência contra a soberania do Estado brasileiro.

"Se a atuação do ministro Moraes tivesse qualquer relação com os Estados Unidos, tudo bem. Mas não há. Se isso avançar, haverá uma reação internacional fortíssima. Senão, os Estados Unidos se acharão no direito de julgar qualquer coisa, de qualquer país. Isso é inaceitável no ponto de vista do direito internacional."

José Eduardo Cardozo reforça que seria contra à sanção norte-americana mesmo se ela tivesse sido tomada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Se ele fosse sancionado por ter tentado um golpe de Estado, eu ainda assim defenderia a soberania brasileira."

Cardozo também questiona o enquadramento das ações do ministro Moraes como violações dos direitos humanos.

"Quais direitos humanos foram desrespeitados? O bloqueio às contas do X? Desde quando empresa é ser humano? É possível discordar de Moraes, mas dizer que ele viola direitos humanos é deturpar esse conceito.”