Larissa Rodrigues
Blog
Larissa Rodrigues

Acompanha de perto as articulações do Congresso com o Executivo e como a relação entre os Poderes interfere na vida da população e na economia do país

Governo mapeia mercado para compensar tarifaço de Trump

Casa Civil coordena grupo de trabalho emergencial após anúncio de presidente dos EUA

Compartilhar matéria

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende criar um grupo de trabalho para encontrar novos mercados de exportação após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

A intenção do governo é diminuir o impacto da alíquota na economia brasileira, que entra em vigor a partir do dia 1º de agosto. As exportações dos EUA representam 2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

A Casa Civil deve coordenar as discussões do grupo, que contará com participantes de diversas pastas, incluindo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China. O anúncio da tarifa foi feito por meio de uma carta endereçada ao presidente Lula na sua rede social, a Truth Social, na quarta-feira (9).

No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – réu em uma ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado.

Logo depois, Lula afirmou que as tarifas anunciadas serão respondidas “à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica” e que o Brasil não aceitará “ser tutelado por ninguém”.

A lei da reciprocidade foi sancionada em abril deste ano em meio aos primeiros tarifaços de Trump. A norma permite a retaliação comercial contra países que impuserem sanções unilaterais ao Brasil.