PF vai investigar suspeita de ataque hacker em sistema de informação do governo
Pelo menos nove ministérios estão sem acesso à plataforma de dados desde as 11h de terça-feira (23)
A Polícia Federal (PF) foi acionada para investigar a suspeita de um ataque hacker ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo federal.
Nesta quarta-feira, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos enviou uma circular para outras pastas informando que o sistema está fora do ar desde às 11h.
Segundo a mensagem, à qual a CNN teve acesso, foi identificado um “incidente grave de segurança cibernética”.
Com isso, “várias soluções tecnológicas do Colabora Gov se encontram indisponível”. A queda do sistema deixou pelo menos nove ministérios sem acesso a informações.
Ainda segundo o informe, categorizado como urgente, “equipes estão atuando para assegurar que os dados estejam íntegros e seguros”. Ainda não há previsão para conclusão do reparo.
Em nota, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos afirma que os serviços ofertados ao cidadão via o portal gov.br não foram afetados.
Leia a nota na integra:
"O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta segunda-feira (22/07) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional. O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos. O SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível".