Lula deve ir ao Chile para discutir democracia com presidentes de esquerda
Governo Boric anunciou encontro para defesa da democracia no fim do mês em Santiago

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve viajar ao Chile para participar de um evento de defesa da democracia, no dia 21 de julho.
A “Reunião de Alto Nível Democracia Sempre”, que será realizada no Palácio de La Moneda, sede da presidência chilena, foi anunciada nesta terça-feira (8) pelo governo de Gabriel Boric.
O encontro também deve contar com as presenças do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, do presidente colombiano, Gustavo Petro, e do uruguaio Yamandú Orsi. O objetivo, segundo a presidência chilena, é “avançar em um posicionamento compartilhado a favor do multilateralismo, da democracia e da cooperação global baseada na justiça social”.
As propostas que derivarem da reunião serão apresentadas e desenvolvidas no próximo encontro, que será realizado às margens da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em setembro deste ano.
Em fevereiro, Lula, Sánchez, Petro, Boric e Orsi fizeram uma reunião virtual para abordar, segundo o primeiro-ministro espanhol, os “perigos” da “desinformação e campanhas de interferência estrangeiras” sobre as democracias.
Na ocasião, Sánchez afirmou que os cinco países iriam trabalhar conjuntamente para garantir que as redes sociais estivessem “livres de bots e de ódio”.
Segundo a presidência chilena, o encontro também abordou ações conjuntas para fortalecer a democracia, o multilateralismo e a governança global diante da polarização política, do aprofundamento da desigualdade e da proliferação da desinformação.
Em 2024, também às margens da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, Boric, Lula e Sánchez participaram do primeiro encontro para abordar a defesa da democracia e a luta contra o extremismo. Na ocasião, líderes de diversos países participaram do encontro.
À CNN, o Palácio de la Moneda informou, no entanto, que por enquanto, somente os quatro chefes de Estado anunciados foram convidados por Boric para o encontro.