Babu Santana diz que mordeu a língua sobre BBB: “É o retrato da sociedade”
Ator falou que faltam papeis versáteis para pessoas pretas, a necessidade de questionar e se descontruir e sua experiência no Big Brother Brasil
O ator, cantor e empresário Babu Santana, muito reconhecido por ter participado do BBB 2020, admitiu que chegou a achar o programa fútil, mas que “mordeu a língua” na edição de 2019, quando o cientista social Rodrigo França acendeu uma discussão sobre pretitude.
“Aquilo ali começou a reverberar sobre nós. Aquela discussão tomou as ruas”, disse no videocast Na Palma da Mari.
Na edição de 2020 não faltaram pautas para as pessoas discutirem nas redes sociais, até porque era o começo da pandemia e havia ainda mais pessoas espiando o que acontecia na casa.
“Tinha barraco, corpos malhados, tinha questionamento político, tinha questionamento racial, tinha questionamento de gênero”, lembra o artista. “A gente fez as pessoas refletirem e nessa hora teve gente que se assustou até com pessoas do seu lado. ‘Como assim você pensa isso?'”
Falando em pretitude, ele também opinou sobre a falta de representatividade no audiovisual e afirmou que o problema não é que artistas negros interpretem bandidos. A questão é quando apenas esse tipo de oportunidade lhes é oferecida.
“Pode me dar um personagem ‘brabo’, desde que ele seja grande dentro da trama”, argumenta. “Pra quem interpreta, é tão doce interpretar um vilão. Você poder fazer maldade sem fazer ferir ninguém de verdade. Você pode criar essa sensação, mexer com as emoções”.
Mas quantos mocinhos pretos você vê na TV e no cinema? “Essa mesma chance que atores brancos tem de transitar entre vilão e mocinho, e violência e pureza, ainda precisa melhorar”.
Confira o bate-papo completo no YouTube da CNN POP: