Pedro Venceslau
Blog
Pedro Venceslau

Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

Exclusivo: delegado busca mandante de mortes no MST e investiga vereador que teria interesse em lotes

À CNN, o delegado Seccional da Polícia Civil de Taubaté, Marcos Ricardo Parra, revelou que polícia já começou buscas pelo mandante

Velório das vítimas do MST, em Tremembé
Velório das vítimas do ataque ao assentamento do MST, em Tremembé, interior de São Paulo  • Douglas Mansur | comunicação MST
Compartilhar matéria

A Polícia Civil de São Paulo identificou e iniciou as buscas ao mandante do ataque ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, na última sexta-feira (10).

A informação foi revelada à CNN pelo delegado Marcos Parra, que comanda a Delegacia Seccional da Polícia Civil em Taubaté, no interior de São Paulo.

O nome do mandante não foi revelado para não atrapalhar a ação policial.

Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil apura o envolvimento de um vereador de Tremembé na ação dos grupos que tentaram comprar lotes do acampamento Olga Benário, do MST.

O suposto organizador da ação, Antonio Martins dos Santos Filho, conhecido como “Nero do Piseiro”, foi preso no final de semana.

Dois assentados foram mortos a tiros e ao menos outros seis estão feridos, alguns em estado grave.

“Existe uma linha de apuração sobre a participação de políticos na tentativa de comercialização dos lotes. Pode haver um vereador envolvido”, disse Parra.

A Polícia Federal também entrou no caso e segue uma investigação paralela comandada pela delegacia de São José dos Campos.

Segundo Parra, cada corporação faz uma uma investigação independente, mas há uma “permuta” de informações.