Pedro Venceslau
Blog
Pedro Venceslau

Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

Presidente do Podemos retira apoio à anistia

Deputada Renata Abreu faz gesto simbólico e alivia pressão do PL sobre Hugo

A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), presidente nacional do partido
A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), presidente nacional do partido  • 09/08/2023 - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

A deputada Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, retirou a assinatura do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8/1 em um gesto que alivia a pressão do PL sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PA).

A deputada faz parte do grupo de deputados que defende a anistia como “modulação”. Ou seja: penas menores para quem cometeu atos de menor gravidade.

O gesto tem valor simbólico.

Segundo o Regimento Interno da Câmara, as assinaturas não podem ser retiradas (nem adicionadas) depois de protocolado o projeto de lei. O requerimento, porém, pode perder a validade se metade dos deputados que assinaram o texto — 132 ao todo — pedirem a retirada.

A bancada do PT e os operadores do Palácio do Planalto da Câmara estão fazendo uma ofensiva pela retirada “simbólica” de apoios para tentar isolar o PL.