Tarcísio cria Conselho de Mudanças Climáticas em SP
Colegiado terá 18 integrantes do governo, municípios e sociedade civil
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai instalar nesta quarta-feira (22) o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC) em um evento no Palácio dos Bandeirantes.
A iniciativa surge no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adota medidas na contramão de ações globais de preservação do meio ambiente.
A chamada “governança climática” do Palácio dos Bandeirantes coletou, entre janeiro de 2023 a outubro de 2024, 2,3 milhões de m³ de sedimentos do Rio Tietê — o equivalente a 164.285 caminhões cheios.
O investimento total é de quase R$ 500 milhões.
Se esses caminhões fossem enfileirados, ocupariam uma distância de 1.642 km.
É maior do que o trajeto entre São Paulo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (1.132km), ou quase a distância da capital paulista até Montevidéu, no Uruguai (1.926 km).
O colegiado climático paulista será composto por 18 integrantes do governo, sociedade civil e municípios e faz parte da Governança Climática do Estado de São Paulo.
O principal objetivo do órgão paulista será acompanhar a implementação da Política Estadual de Mudanças Climáticas, que é coordenada pelas secretarias da Casa Civil e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Na ocasião também será lançado o projeto “Água e Energia: 125 Anos de Contribuições da EMAE para o Desenvolvimento e o Crescimento de São Paulo”, que prevê plantar mais de 100 mil mudas de árvores nativas nas margens do Rio Pinheiros e em regiões selecionadas do Reservatório Billings.