Banco Original contará com carteiras digitais Google Pay e Apple Pay

Entre janeiro de 2020 e janeiro deste ano, o número de clientes do Original que passaram a fazer transações com cartões sem contato disparou 182%

Natália Flach, do CNN Brasil Business, em São Paulo
Cartões do Banco Original
  • Foto: Divulgação / Banco Original
Compartilhar matéria

 

Os clientes do Banco Original vão poder contar com as carteiras digitais Google Pay e Apple Pay nas próximas semanas e assim fazer pagamentos por aproximação usando o seu smartphone. A informação de que os sistemas estão em fase de testes foi apurada pelo CNN Brasil Business. O banco, que já oferece as carteiras Samsung Pay e PicPay, preferiu não comentar.

Será mais um avanço da instituição no mundo digital que rapidamente está ganhando novos adeptos. Entre janeiro de 2020 e janeiro deste ano, o número de clientes do Original que passaram a fazer transações com cartões sem contato (também chamadas de contactless, em inglês) disparou 182%. Com isso, o volume de operações dessa natureza deu um salto de 317% no mesmo período. 

No Brasil, os pagamentos por aproximação movimentaram R$ 41 bilhões no ano passado, um aumento de 469,6%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Esse avanço se deu principalmente pelo uso de cartão de débito, que respondeu por quase metade do volume transacionado no país em 2020.

O Original tem atualmente com 4,2 milhões de clientes e já emitiu 1,1 milhões de cartões com a tecnologia NFC (que possibilita o pagamento por aproximação) para a sua base de correntistas. Já para a fintech PicPay, da qual o banco é um dos controladores, a emissão chegou a 4 milhões de plásticos — sendo que 75% desse total aconteceu somente em 2021. É que, às vésperas de se tornar uma empresa de capital aberto, o PicPay está lançando mão de um marketing superagressivo.

"O Banco Original foi o primeiro a entregar soluções digitais. Não entramos no negócio para ser mais um. A gente entrega produtos com a qualidade que os clientes querem", afirma Simão Kovalski, responsável pela área de meios de pagamentos no Original. "São produtos que custam mais para o banco, mas que, no fim, entregam mais valor para o cliente."

No mundo

O pagamento realizado por carteiras digitais ultrapassou o uso do dinheiro pela primeira vez na história — mesmo levando em conta somente as lojas físicas, de acordo com um levantamento realizado pela empresa de tecnologia FIS. No ano passado, as carteiras digitais e os pagamentos por celular responderam por 44,5% das transações na internet e por 25,7% nas lojas físicas no mundo.

Liderado pela Ásia, o movimento tende a se intensificar em 2021. A expectativa é que as operações com carteiras digitais na internet saltem para 51,7%. Já nas lojas físicas a previsão é esses meios sejam responsáveis por 33,4% de todas as transações. Em contrapartida, o pagamento em dinheiro deve cair dos atuais 20,5% para 12,7%.

Na América Latina, no entanto, o cenário ainda pende para os meios de pagamento mais tradicionais. Na internet, por exemplo, os cartões de crédito aparecem na liderança (com 36,5%), seguidos pelas carteiras digitais, com 19,8% da participação. Já nas lojas físicas, o dinheiro ainda domina e as carteiras digitais estão, somente, na quarta posição (6,4%), atrás dos cartões de crédito (26,1%) e de débito (12,4%).

Mas a expectativa é que as carteiras digitais passem a responder por 31,2% das compras online e por 12,4% do varejo físico até 2024. Não são números tão altos quanto no restante do mundo, mas revelam que há um potencial gigantesco nessa área.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Banco Original contará com carteiras digitais Google Pay e Apple Pay | CNN Brasil