Bolsonaro diz que Brasil passa por ‘problema de inflação’

Presidente participou nesta sexta-feira (18) de entrega de títulos de propriedade rural no Pará

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em discurso nesta sexta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil passa por um “problema de inflação”. A declaração ocorreu durante evento de entrega de títulos de propriedade rural em Marabá, no Pará.

“Temos problema no momento? Sim. Temos. Temos um problema de inflação? Temos, mas se o homem do campo não tivesse trabalhado, não teríamos inflação, mas desabastecimento, que é muito pior”, disse Bolsonaro.

O presidente participou da entrega acompanhado da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do advogado da Advocacia da União (AGU) André Mendonça e do pastor Silas Malafaia, além de parlamentares de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na quarta-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic. A decisão foi unânime. A taxa passou de 3,5% ao ano para 4,25% a.a. Essa foi a terceira alta consecutiva desde o início do movimento de alta dos juros, em março.

Em comunicado, a autoridade monetária ressaltou que espera um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião, no entanto, se o cenário inflacionário piorar, poderá anunciar um aumento maior.

O mercado já prevê uma inflação de 5,82% para 2021. A meta do BC para este ano é de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderia oscilar entre 2,25% e 5,25%.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante evento em Marabá, no Pará
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante evento em Marabá, no Pará
Foto: Reprodução/CNN Brasil (18.jun.2021)

Mais Recentes da CNN