Comitiva brasileira vai aos EUA para conhecer rede 5G

Objetivo é acelerar implantação da tecnologia no país e avaliar a possibilidade de uma rede privativa para os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário

Mathias Brotero

Da CNN, em Brasília

Ouvir notícia

Uma comitiva do governo federal em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) desembarca neste domingo (6) nos Estados Unidos para conhecer modelos de redes privativas do 5G norte-americano. O grupo é liderado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e também conta com a presença dos senadores Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e Ciro Nogueira (PP-PI).

A viagem servirá para tentar acelerar a introdução do 5G no Brasil e avaliar a possibilidade de uma rede privativa de comunicação para os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de esclarecer dúvidas do TCU, responsável pela autorização do leilão de implantação do 5G no país, previsto para julho.

O Ministério das Comunicações espera ter o modelo de tecnologia 5G em todas as capitais brasileiras até julho de 2022. A comitiva passará por Washington de segunda (7) a quarta-feira (9), Nova York na quinta-feira (10), retornando ao Brasil na sexta-feira (11).

Na semana passada, o Brasil participou da inauguração de um cabo submarino de fibra ótica de 6 mil km até Portugal, que será capaz de receber o armazenamento necessário para a tecnologia 5G. 

Vista de anúncio ligado à tecnologia 5G
Vista de anúncio ligado à tecnologia 5G
Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

 

Mais Recentes da CNN