EcoFriday: Mercado Livre faz promoção de produtos de impacto positivo

A ação é realizada de forma simultânea em seis países da América Latina e oferece até 30% de desconto em produtos com apelo sustentável

Foto: Dougal Waters/Getty Images

Ana Carolina Nunes, do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

 O Mercado Livre promove nesta sexta-feira (23) a quinta edição da EcoFriday no Brasil, período de venda de produtos de impacto positivo com até 30% de desconto. As promoções se estendem até o domingo (25). Além do Brasil, a ação é realizada de forma simultânea em outros cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Os descontos são para produtos cujo consumo promove a redução de impactos negativos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais positivos. Desde 2019, o Mercado Livre conta com uma seção dedicada exclusivamente a esses produtos de impacto positivo distribuídos em 30 categorias, como: Hortas e Composteiras, Reutilizáveis e Lixo Zero, Produtos Orgânicos, Beleza e Cuidado Pessoal, Moda, Produtos Reciclados, Casa e Decoração e Alimentação Saudável.

Atualmente, de acordo com levantamento da empresa, mais de 3.400 usuários visitam diariamente a seção de impacto positivo do marketplace. Dentre os itens mais procurados na plataforma estão bicicleta, garrafa e cápsula de café reutilizáveis, filtro de água, placa solar, hortas e composteiras, e produtos de higiene.

 

De acordo com o Mercado Livre, o sortimento de produtos vem crescendo ano a ano, apontando para uma mudança positiva nesse mercado. “Desde 2020, desenvolvemos um estudo anual sobre os hábitos de consumo de produtos sustentáveis no nosso marketplace, que nos ajuda a  seguir desenvolvendo a oferta dessa categoria por meio de ações promocionais, parcerias e programas de capacitação”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Mercado ‘verde’ em alta

O estudo citada por Laura aponta que o número de compradores na categoria de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre cesceu 55% entre junho de 2019 e maio de 2020.  No período, foram 2,5 milhões de usuários de toda América Latina comprando produtos com proposta sustentável. Desses, 1,4 milhão são consumidores brasileiros.

O levantamento “Crescimento do Consumo Sustentável on-line”, elaborado pela unidade de Publicidade do Mercado Livre, ainda revelou que o número de vendedores que oferecem produtos considerados sustentáveis no Brasil cresceu 198% entre 2017 e 2020. Já a quantidade de itens da categoria teve um aumento de 322%, nesse mesmo período.

De acordo com a varejista, a seção de produtos sustentáveis ganhou ainda mais fôlego durante a pandemia. O levantamento do Mercado Livre apontou que o total de usuários que visitaram a seção de produtos sustentáveis no Brasil duplicou no mês de maio de 2021, na comparação com o resultado de março de 2020. O número de compradores totais da categoria cresceu 100%, enquanto o de novos compradores avançou 130% no Brasil.

Mais Recentes da CNN