Em ano de pandemia, um terço dos brasileiros guardou dinheiro na poupança

Segundo o Banco Central, mais de R$ 145 bilhões foram injetados na poupança entre janeiro e novembro de 2020

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus e da incerteza sobre a economia do país, os brasileiros passaram a guardar mais dinheiro. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que um terço da população (32%) conseguiu poupar em 2020.

Juliana Inhasz, coordenadora do curso de Economia do Insper, explica à CNN que a maioria das pessoas acabou economizando por não ter despesas com lazer e entretenimento, além de ter evitado compras por impulso.

"Sabemos que teve muita gente que aproveitou o momento para economizar porque não tinha show para ir, não tinha restaurante para frequentar. Isso acabou ficando parado na conta corrente. Brasileiro ainda é muito conservador, muitas vezes prefere a poupança e, por isso, vem esse aumento tão expressivo agora no final do ano", disse a economista.

Leia também:

Veja dicas para começar 2021 com uma reserva financeira
Dinheiro represado na pandemia pode impulsionar consumo em 2021
Retrospectiva: veja quais foram os melhores investimentos em renda fixa em 2020

Segundo o Banco Central, mais de R$ 145 bilhões foram injetados na poupança entre janeiro e novembro deste ano -- o melhor desempenho já registrado neste período na aplicação financeira. Para Inhasz, a poupança dos brasileiros em 2020 pode trazer bons frutos e aquecer a economia do ano que vem.

"Mas ficamos reticentes sobre quando isso irá acontecer. A insegurança ainda está rondando a economia brasileira. Uma parte significativa das pessoas ainda está desempregada e quem está empregado ainda está com medo da pandemia", avaliou. "A insegurança deve se reduzir quando começarmos a vacinação das pessoas", completou.

Dinheiro
Brasileiro poupou mais em 2020 e dinheiro reserva deve aquecer economia do ano que vem
Foto: USP Imagens
Acompanhe Economia nas Redes Sociais