Holanda pode desmontar ponte histórica para abrir caminho a suposto iate de Bezos

Cidade de Roterdã deve remover a seção central da histórica Ponte Koningshaven para que superiate possa navegar para o mar

Anna Coren e Charles Riley, do CNN Business*, em Londres
Ponte Koningshavenbrug. em Rotterdam, Holanda
Ponte Koningshavenbrug. em Rotterdam, Holanda  • Richard Sharrocks / Getty Images
Compartilhar matéria

Roterdã está considerando um pedido para desmantelar parte de uma ponte histórica para permitir que um iate supostamente de propriedade do fundador da Amazon, Jeff Bezos, deixe o estaleiro onde está sendo construído.

A cidade holandesa recebeu um pedido de um construtor naval local para remover a seção central da histórica Ponte Koningshaven para que um superiate possa navegar para o mar, disse em comunicado à CNN Business nesta sexta-feira (4).

Autoridades de Roterdã disseram que o construtor naval ainda precisa solicitar uma licença. A cidade disse que consideraria a preservação da estrutura da ponte, juntamente com o impacto no meio ambiente e na economia local, incluindo empregos na indústria naval, antes de aprovar a licença.

O construtor naval precisaria pagar para que a ponte fosse desmontada, acrescentou a cidade. Uma extensa reforma da Ponte Koningshaven, conhecida pelos moradores como "De Hef", foi concluída em 2017 e as autoridades municipais prometeram que ela nunca mais seria desmontada, segundo a emissora pública holandesa Rijnmond.

Outras pontes na rota entre o estaleiro e o mar não precisariam ser alteradas, disseram autoridades da cidade.

Rijnmond identificou o estaleiro como Oceanco, que constrói iates personalizados. A Oceanco está construindo um navio de 127 metros de comprimento conhecido como Y721 em Roterdã, de acordo com a Boat International.

O navio, que tem três mastros, será o veleiro mais alto do mundo quando concluído e entregue ainda este ano, informou a publicação especializada.

O superiate foi encomendado por Bezos, de acordo com a mídia holandesa e jornalista Brad Stone, que relatou em seu livro "Amazon Unbound" no ano passado que os planos futuros do bilionário incluem uma escuna de 127 metros sendo construída pela Oceanco.

A Oceanco e a Blue Origin, empresa de serviços de voos espaciais fundada por Bezos, não responderam aos pedidos de comentários.

Bezos é a terceira pessoa mais rica do mundo, com patrimônio líquido de US$ 164 bilhões, segundo o Bloomberg Billionaires Index. A notícia de que uma ponte histórica pode ter que ser temporariamente desmontada no final deste ano em seu nome irritou alguns moradores de Roterdã.

"Acho que é um dos poucos exemplos... de que quanto mais dinheiro você tem, mais poder você ganha", disse o morador Matthias Van Der Wilt, 20, à Reuters. Se a cidade aprovar a permissão depois que "Bezos oferecer um bom dinheiro", isso mostraria que os funcionários "não têm caráter", acrescentou.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais