IBGE faz teste preparatório para o Censo Demográfico 2022 na Ilha de Paquetá

Recenseadores vão visitar 1,3 mil domicílios entre os dias 6 e 24 de setembro. O teste tem como objetivo avaliar o sistema de coleta de dados para evitar possíveis falhas no sistema

Censo IBGE
Censo IBGE Licia Rubinstein/Agência IBGE

Lucas Janoneda CNN

do Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Começa na próxima segunda-feira (06), o primeiro teste preparatório para o Censo Demográfico 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O local escolhido foi a Ilha de Paquetá, localizada na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Os recenseadores vão visitar os 1,3 mil domicílios da ilha, presencialmente, entre os dias 6 e 24 de setembro. A equipe responsável pela pesquisa é formada por 16 pessoas, sendo 12 deles recenseadores. Em comunicado oficial, o órgão ressaltou que os agentes vão seguir “todos os protocolos de saúde, incluindo uso de máscara e protetor facial”.

O teste tem como objetivo avaliar os aplicativos e o sistema de coleta adotados pelo Instituto, com a intenção de corrigir e evitar possíveis falhas na aplicação da pesquisa que será feita em 2022 em todos os municípios brasileiros. A pesquisa tem previsão de início em todo território nacional em julho e deve durar três meses. Até o momento, o orçamento do Censo Demográfico é de R$ 2 bilhões.

Segundo o IBGE, a ilha de Paquetá foi escolhida porque mais de 85% da sua população já recebeu as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. Segundo a prefeitura do Rio, atualmente, 4.180 pessoas vivem na ilha, que fica a aproximadamente 18 quilômetros do centro do Rio.

Os moradores visitados poderão confirmar a identidade dos recenseadores do IBGE pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, das 8 às 20 horas, todos os dias. O sigilo das informações prestadas ao IBGE é garantido por lei.

Mais Recentes da CNN