Ibovespa termina em leve alta em dia de poucos negócios por feriado nos EUA

Sem referência em Wall Street, semana termina com declarações de autoridades econômicas na agenda; principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,55%

Homem observa painel da B3, em São Paulo, após pregão ser interrompido por circuit braker (16.mar.2020)
Homem observa painel da B3, em São Paulo, após pregão ser interrompido por circuit braker (16.mar.2020) Foto: Rahel Patrasso

Do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

Principal índice da B3, o Ibovespa terminou em leve alta nesta sexta-feira (3), em uma sessão de ritmo reduzido diante do fechamento das bolsas em Wall Street por feriado nos Estados Unidos. No fim da sessão, a Bolsa subiu 0,55%, a 96.764,85 pontos. 

Sem a referência dos índices de Nova York, investidores globais mostraram certa cautela após os Estados Unidos registrarem na quinta-feira (2) novo recorde diário de casos de coronavírus, o que pressinou as bolsas europeias.

Para Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, a retomada econômica e a expectativa de um vacina contra o vírus dão ânimo ao mercado, mas uma segunda onda de infecções “fechar a economia vamos ver o mercado precificar negativamente”.

A contração da atividade de serviços do país diminui em junho, chegando a 35,9, contra 27,6 em maio, mas ainda longe da marca de 50 — que separa crescimento de contração.

No âmbito político, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, afirmou que a reforma tributária deverá ser enviada pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso em agosto.

Em live do Itaú BBA, ele disse ser preciso começar o debate sobre reforma tributária o mais cedo possível para ver em quais partes é possível um consenso para aprovação.

Lá fora

Dados favoráveis do setor de serviços na China e na zona do euro ampliavam o otimismo da véspera, mas dividiam os holofotes com o aumento das infecções por Covid-19 nos EUA, o que prejudicava o apetite por risco. Os volumes de negociações eram baixos nesta sessão, com os mercados norte-americanos fechados por feriado devido ao Dia da Independência, comemorado no sábado (4).

Pela quarta sessão consecutiva as ações chinesas fecharam o dia em alta, com o índice blue-chips tocando uma máxima em cinco anos à medida que Pequim lança mais estímulos. O CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,93%, máxima desde julho de 2015, enquanto o índice de Xangai teve alta de 2,01%.

Já na zona do euro, as ações europeias caíram depois de ganharem terreno durante a semana, com um aumento nos casos de coronavírus nos Estados Unidos minando o otimismo dos investidores sobre as perspectivas de recuperação da economia global.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,8%, a 1.424 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,78%, a 365 pontos. As perdas da sessão foram lideradas por empresas de artigos pessoais e domésticos, mineradoras, montadoras e bancos.

*Com Reuters 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN