IR 2021: Receita libera nesta sexta-feira consulta ao 3º lote de restituição

Os beneficiários que entram nessa lista receberão os créditos no dia 30 de julho

Dinheiro / reais
Dinheiro / reais Foto: Carlos Alkmin / Getty Images

Ligia Tuon, do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

 

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2021.

Os beneficiários que entram nessa lista receberão os créditos no dia 30 de julho. Mais de 5 milhões de pessoas serão contempladas, segundo a Receita. O valor total dos depósitos para esse lote é de RS 5,8 bilhões.

Para saber se a restituição entra nessa lista, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

 

O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada pelo beneficiário no momento da declaração. A Receita informa que, se o crédito não for realizado por algum motivo, por exemplo, se a conta informada tiver sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Após esse prazo, o contribuinte deve fazer a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, depois, Meu Imposto de Renda e , na sequência, Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Cartas com inconsistências 

Nas últimas semanas, a Receita começou a enviar cartas aos contribuintes que tiveram suas declarações de IR classificadas como “inconsistentes”. 

Ao todo, serão despachadas cerca de 550 mil cartas durante os meses de julho e agosto para brasileiros que tenham caído na malha fina, um mecanismo de filtro e retenção da declaração. 

 

Mais Recentes da CNN