Nintendo, Zoom, 3M: 14 empresas que estão lucrando com a pandemia

Companhias de games, máscaras, aplicativos, produtos de limpeza e equipamentos esportivos estão entre nomes globais que viram aumento nas vendas

Estudante tem aula online pelo Zoom em casa, na Espanha, durante pandemia de coronavírus (02.abr.2020)
Estudante tem aula online pelo Zoom em casa, na Espanha, durante pandemia de coronavírus (02.abr.2020) Foto: REUTERS/ Albert Gea

Jordan Valinsky

do CNN Business, em Nova York

Ouvir notícia

A pandemia de coronavírus tem sido sombria para os negócios – para dizer o mínimo. Demissões e licenças não-remuneradas generalizadas levaram cerca de 21% da força de trabalho dos EUA a pedir auxílio desemprego desde meados de março. Economistas dizem que os Estados Unidos provavelmente já estão em recessão. Mesmo quando os estados começam a reabrir, muitos dos empregos perdidos podem nunca mais voltar.

Porém, durante esse transtorno, algumas empresas prosperaram com as mudanças drásticas no comportamento do consumidor.

Enquanto restaurantes, bares, escritórios e academias estão vazios, pois milhões de norte-americanos ficam em casa para impedir a propagação do coronavírus, novas oportunidades de negócio surgiram para várias empresas.

Activision Blizzard, Electronic Arts e Nintendo

Os videogames populares, como jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), de futebol e de bichinhos viraram o grande trunfo de empresas de games.

A Activision Blizzard disse que “Call of Duty: Modern Warfare”, lançado em setembro, já vendeu mais cópias do que qualquer outro título da série “Call of Duty” em seus primeiros meses. As vendas foram de US$ 1,52 bilhão no primeiro trimestre, um aumento de 21% em comparação com a receita de US$ 1,26 bilhão no mesmo período do ano passado.

Para a Electronic Arts, a receita do trimestre cresceu 12% em comparação com o ano passado – um ganho trazido pelos jogos FIFA, Madden NFL e The Sims 4. Assim como a Activision, a EA também se beneficiou de pessoas que ficam em casa e procuravam por uma fonte de distração.

A Nintendo revelou no dia 7 de maio que seu lucro anual subiu 41%, o maior em nove anos. E o lucro nos primeiros três meses de 2020 mais que triplicou em comparação com o trimestre anterior.

As vendas desta primavera foram impulsionadas pelo sucesso do “Animal Crossing: New Horizons”, um jogo ambientado em uma ilha utópica. A empresa vendeu mais de 13 milhões de unidades do jogo nas primeiras seis semanas. O console do Nintendo Switch também continua difícil de ser encontrado – e a empresa vendeu mais de 21 milhões de unidades durante o último ano fiscal.

Clorox Company e Reckitt Benckiser

As pessoas não conseguem parar de higienizar, desinfetar e limpar todos os cantos de suas casas. Isso está beneficiando a Clorox e a Reckitt Benckiser, fabricantes dos principais produtos de limpeza do mundo.

A Clorox (CLX) disse na semana passada que suas vendas totais aumentaram 15% no primeiro trimestre. As vendas do segmento de limpeza da Clorox, que inclui lenços umedecidos e água sanitária, aumentaram 32%. Também houve “aumento da demanda do consumidor” por areia para gatos e artigos para churrasco, o que alimentou um aumento de 2% nas vendas em seu segmento doméstico.

Já a Reckitt Benckiser, empresa britânica que fabrica os produtos Lysol e Dettol, também está registrando vendas recordes. As vendas do primeiro trimestre aumentaram 13,5% devido à “forte demanda do consumidor” por desinfetantes. (A empresa também ficou no centro das atenções por outra razão, graças a uma frase do presidente Donald Trump).

Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, as vendas de desinfetantes em aerossol e de produtos de limpeza multiuso dispararam em março e abril, com aumentos de 230,5% no primeiro caso e de 109,1% no segundo grupo de produtos, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Peloton

A Peloton produz produtos para exercícios em casa, incluindo bicicletas e esteiras ergométricas. Sem surpresa nenhuma, a companhia relatou no dia 6 de maio um trimestre de crescimento explosivo: a receita cresceu 66% e a participação no aplicativo aumentou 30%. Com seguidores leais, a empresa também elevou sua previsão para o ano inteiro porque não espera que a demanda caia tão cedo

Publix e Kroger

A necessidade de produtos para casa e alimentos beneficiou algumas das maiores redes de supermercados do país, que permaneceram abertas como empresas essenciais.

A Publix disse recentemente que as vendas nos três primeiros meses do ano saltaram 10%, para US$ 1 bilhão. Nas lojas abertas há pelo menos um ano o crescimento foi de 14,4%.

Outra que se beneficiou com a pandemia foi a Kroger. A rede de supermercados disse recentemente que as vendas nas lojas abertas há mais de um ano aumentaram 30% em março. Seus itens mais vendidos foram refeições prontas e produtos de limpeza e de papel. E a Kroger espera que os resultados do primeiro trimestre sejam ainda melhores.

Beyond Meat

No dia 5 de maio, a Beyond Meat, empresa de carnes de origem vegetal, informou que sua receita mais que dobrou no primeiro trimestre. Nos primeiros três meses do ano, as vendas atingiram US$ 97,1 milhões, 141% acima dos US$ 40,2 milhões no mesmo período do ano passado.

Segundo o CEO Ethan Brown, os resultados “superaram nossas expectativas”. Nos Estados Unidos, as vendas no varejo da Beyond Meat cresceram 157% em comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa está em uma posição forte devido à entrada no mercado chinês e à escassez nacional de carne. nos Estados Unidos.

3M

A 3M disse que a pandemia de coronavírus estimulou “um forte crescimento” de seus produtos de segurança pessoal, incluindo roupas e máscaras faciais do tipo N95, necessárias para profissionais da área de saúde. A receita do primeiro trimestre cresceu quase 3%, para US$ 8,08 bilhões, impulsionada por um crescimento de 21% em seu segmento de produtos médicos e de 4,6% em bens de consumo, como as esponjas Scotch-Brite.

Wayfair e Overstock

Como grande parte do país trabalha em casa, sobrou tempo para muita gente pensar numa reforma da casa.

As vendas da Wayfair (W) no último trimestre aumentaram 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. O varejista de e-commerce disse que está havendo uma “forte aceleração em pedidos novos e repetidos de clientes”, que cresceram 21%, atingindo 9,9 milhões de compras online.

A Rival Overstock (OSTK) também disse que suas vendas no varejo em abril aumentaram 120% em relação ao mesmo mês do ano passado, com o crescimento concentrado em suas “categorias de artigos para o lar”.

Slack e Zoom

Para quem pode trabalhar remotamente, o Slack e o Zoom se tornaram ferramentas de comunicação onipresentes.

A Slack Technologies afirma ter adicionado 9 mil novos clientes pagos entre 1 de fevereiro e 25 de março, um aumento de 80% em relação ao trimestre anterior. Não apenas os clientes estão mais numerosos, como ficaram mais ativos: “O número de mensagens diárias enviadas pelos usuários aumentou em média 20% em todo o mundo”, informou a empresa em um press release.

A Zoom, uma ferramenta de videoconferência, foi claramente a maior marca a se destacar. A empresa recebe 300 milhões de participantes por dia, de acordo com o CEO Eric Yuan – em março, a empresa já havia batido recordes com 200 milhões de participantes por dia em milhões de reuniões. Suas ações subiram 120% neste ano.

Mais Recentes da CNN