O que é circuit breaker, mecanismo da Bovespa para interromper negociações

Ferramenta permite suspensão das atividades da bolsa em caso de quedas bruscas

Matheus Prado

Do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

Circuit breaker é uma ferramenta utilizada pela B3 que permite, em caso de quedas bruscas da bolsa, a suspensão parcial das negociações para amortecimento e o rebalanceamento das ordens de compra e de venda. 

pregão bolsa
Bolsa operava em queda de 10,02% quando atividades foram interrompidas nesta segunda (9) (09.mai.2016)
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O mecanismo foi ativado na manhã desta segunda-feira (9) em meio a tensões em relação a uma possível guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia que derrubou o valor do barril do petróleo.

A última vez que a bolsa brasileira parou dessa forma foi no dia 17 de maio de 2017, quando o áudio de uma conversa do empresário Joesley Batista com o então presidente Michel Temer foi publicado pelo jornal O Globo

Na prática, existem três etapas de circuit breaker. Quando o Ibovespa acumula quedas de 10% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os negócios são interrompidos por 30 minutos em todos os mercados.

Reabertos os negócios, caso a variação do Ibovespa atinja uma oscilação negativa de 15% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, haverá outra interrupção, dessa vez por uma hora.

Num segundo retorno, caso a variação do Ibovespa atinja uma oscilação negativa de 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a Bolsa poderá determinar a suspensão dos negócios em todos os mercados por prazo definido a seu critério, sendo comunicado ao mercado por meio da Agência de Notícias da B3. 

 

Mais Recentes da CNN