Inflação global em alta contribui com incertezas para economia do Brasil em 2022

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos fatores que têm contribuído para aumento dos preços em diferentes partes do mundo

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

A trajetória de alta dos preços no Brasil tem levado o mercado a prever que a inflação no país deve ficar acima de 10% em 2021, muito acima do teto de 5,25% da meta estabelecida pelo governo. Mas outros países também têm registrados sinais de pressão inflacionária. Nos EUA, a inflação ao consumidor em outubro foi a maior em mais de 30 anos. Na China, o custo dos produtos vendidos às empresas em setembro teve o maior aumento em 25 anos.

O cenário contribui para a avaliação de que o momento na economia mundial é de inflação global. A demanda aquecida, com a retomada depois da fase mais aguda da pandemia da Covid-19, e a escassez de insumos em setores da indústria contribuíram para a preocupação com os rumos da inflação em todo o mundo. Um dos efeitos imediatos deste cenário tem sido a sinalização de alta dos juros, o que ajuda a conter o aumento dos preços, mas reduz as perspectivas de investimento e crescimento da atividade econômica no ano que vem.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos fatores que têm contribuído para a alta da inflação em diferentes partes do mundo, incluindo Estados Unidos, China e Brasil.  Para descrever os desafios do cenário econômico internacional e os impactos para o Brasil, participam deste episódio o analista de economia da CNN Brasil Fernando Nakagawa e o economista Simão Davi Silber, professor da USP e pesquisador da Fipe.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Horário de Brasília

Entre Vozes

CNN Mundo

Alma do Negócio

5 Fatos

Abertura de Mercado

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

(* Publicado por Diego Toledo)

Mais Recentes da CNN