Preço do material escolar pode variar até 174% dependendo da loja, diz Procon-SP

Livros infantis
Livros infantis Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (5.abr.2013)

Juliana Faddul, colaboração para o CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

Comprar material escolar pode ser um programa divertido para as crianças, mas essa brincadeira pode sair bem cara para os pais que não fizerem a lição de casa. Segundo um levantamento do Procon-SP, itens de material escolar podem ter uma variação de preço de até 173,58%, como no caso do apontador de lápis Clássico da Faber Castell que foi encontrado em um estabelecimento por R$ 1,84 e em outro, por R$ 2,90. 

Foram pesquisados um total de 80 itens dos seguintes produtos: apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, refil para fichário, régua, tesoura escolar e tinta para pintura a dedo.

Leia também:

Dona do Cidade Jardim lança novo shopping de luxo em São Paulo; veja fotos
Bike no lugar de van? Startup usa bicicleta para fretes de até 100 kg

Vale lembrar que é proibido constar na lista de compra de material escolar itens de uso coletivo, materiais de escritório, de higiene e de limpeza, conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 19 de novembro em sete sites (por conta da pandemia, a pesquisa foi feita apenas online). Para a comparação, foram considerados somente os itens comercializados em, no mínimo, três sites visitados.

Veja algumas dicas do Procon para você economizar dinheiro nas compras: 

–    Verifique quais dos produtos da lista de material já possui em casa e quais estão em condições de reuso. Isso evita compras desnecessárias.  
–    Procure trocar livros didáticos entre alunos de diferentes anos. 
–    Junte outros alunos para fazerem compras coletivas. Alguns estabelecimentos dão descontos para compras em grandes quantidades.
–    Se for comprar via internet, verifique se o site é confiável e calcule o preço do frete, que pode encarecer a compra.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN