Tesla faz recall de 26.681 veículos nos EUA por problema em software

Erro pode fazer com que uma válvula na bomba de calor abra involuntariamente, causando problemas no processo de degelo do para-brisa

Fábricação do carro Model 3 da Tesla em Xangai, China
Fábricação do carro Model 3 da Tesla em Xangai, China 07/01/2020REUTERS/Aly Song

Por David Shepardson, da Reuters

Ouvir notícia

A Tesla está fazendo recall de 26.681 veículos nos Estados Unidos porque um erro de software pode resultar em problemas no processo de degelo do para-brisa, informou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (9).

A Tesla disse aos reguladores dos Estados Unidos que o erro pode fazer com que uma válvula na bomba de calor abra involuntariamente e prenda o material refrigerante dentro do evaporador.

A Tesla realizará uma atualização de software over-the-air para resolver o problema.

O recall abrange alguns veículos Model 3, Model S, Model X de 2021-2022 e Model Y de 2020-2022 que podem não estar em conformidade com o padrão federal de segurança para veículos motorizados.

A Tesla disse que não estava ciente de nenhum ferimento ou acidente relacionado ao seu último recall, mas a NHTSA disse que o problema poderia reduzir a visibilidade do para-brisa em certas condições, o que pode aumentar o risco de colisão.

A empresa informou que ficou ciente da questão por reclamações de clientes em dezembro sobre a perda de desempenho de aquecimento em condições climáticas extremas.

A Tesla, em 15 de janeiro, lançou uma atualização de software para resolver o problema como medida de precaução.

Após discussões com a NHTSA e a Transport Canada, foram realizados testes para avaliar a conformidade de novos veículos entregues com o comando de software.

Sob monitoramento de reguladores e alguns parlamentares dos EUA, a Tesla fez vários recalls nos últimos meses, incluindo muitos por problemas de software.

Mais Recentes da CNN