UE deve propor regra comum para carregadores de celulares

A mudança afetará a fabricante Apple, mais do que seus rivais

Pessoas usando smartphones
Pessoas usando smartphones Foto: Shutterstock

Da Reuters

Ouvir notícia

A Comissão Europeia apresentará no próximo mês uma legislação para estabelecer um carregador comum para telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos dentro do bloco de 27 países, disse uma pessoa a par do assunto nesta quinta-feira (12).

A mudança afetará a fabricante Apple, mais do que seus rivais. Os iPhones e a maioria dos produtos da Apple são carregados pelo cabo “Lightning”, enquanto os dispositivos Android são alimentados por conectores USB-C.

Metade dos carregadores vendidos com telefones celulares na União Europeia em 2018 tinha um conector USB micro-B, enquanto 29% tinha um conector USB C e 21% um conector Lightning, concluiu um estudo de avaliação de impacto da Comissão em 2019.

O órgão executivo da UE está atualmente elaborando a legislação, disse a fonte, sem dar mais detalhes. Os legisladores do Parlamento Europeu votaram esmagadoramente no ano passado a favor de um carregador comum, citando benefícios ambientais e conveniência para os usuários.

Apple, Samsung, Huawei e Nokia assinaram um memorando de entendimento voluntário para harmonizar carregadores para novos modelos de smartphones que chegaaram ao mercado a partir de 2011, o que resultou em uma redução significativa no número de carregadores diferentes e um convergência do mercado para conexões USB 2.0 micro-B.

A indústria e a Comissão tentaram posteriormente chegar a uma resolução final sobre a questão em 2018, mas não conseguiram.

A Apple alertou que a pressão da UE por um carregador comum prejudica a inovação e criará uma montanha de lixo eletrônico se os consumidores forem forçados a mudar para novos carregadores.

A empresa também disse que a legislação é desnecessária, pois a indústria já adotou o padrão USB-C.

O estudo de 2019 da Comissão sugeriu cinco opções para um carregador comum, três das quais diziam respeito aos conectores na extremidade do dispositivo e as outras duas à fonte de alimentação externa.

Mais Recentes da CNN