Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Antonio Batista: Empresas precisam ouvir os trabalhadores para reter talentos

    O Especialista CNN em gestão e negócios falou sobre o crescimento do número de pedidos de demissão voluntária no Brasil e nos Estados Unidos

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    O número de pedidos de demissão voluntária tem crescido no Brasil e nos Estados Unidos e o Especialista CNN em gestão e negócios Antonio Batista da Silva Jr. falou sobre esse fenômeno.

    “Anteriormente, o sucesso era medido através do cargo e salário, mas a relação com o trabalho mudou”, explicou. Bem-estar individual, gostar do que faz e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente são fatores que passaram a ser levados em consideração.

    O Brasil passa por uma onda de demissão voluntária, com cerca de 600 mil pessoas por mês deixando seus empregos. Batista diz que o perfil das pessoas que se demitem são jovens abaixo de 30 anos, com maior nível de escolaridade.

    Ele cita três motivos principais: o medo de perder a autonomia e flexibilidade com o fim do trabalho remoto; a vontade de sair de um local com cultura corporativa tóxica; e, dentre os profissionais com maior qualificação e mais disputados, receber propostas melhores.

    O desafio das empresas é reforçar a retenção de talentos profissionais.

    Para isso, Batista explica: “É preciso ouvir o que os trabalhadores querem”. Além disso, os negócios devem ter um senso de propósito e cumprir com suas propostas.

    Veja mais no vídeo acima.