Bancos estão segurando crédito para ver quem sobreviverá, diz dono do Paris 6

Em entrevista à CNN, Isaac Azar também disse que, mesmo se abrisse para clientes, muitos não iriam ao restaurante por receio do coronavírus

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

A rede de restaurantes Paris 6 é uma das mais conhecidas do Brasil, com restaurantes em diversos estados brasileiros e unidade em Miami, nos Estados Unidos. Porém mesmo com um forte nome na gastronomia, os restaurantes da marca sofrem para se manter em pé, como explica o criador do Paris 6, Isaac Azar, em entrevista para a CNN, onde criticou principalmente o represamento de verbas de ajuda pelos bancos.

“Minha percepção é que os bancos estão segurando as linhas de crédito para ver quem vai aguentar, mas ao fazer isso eles vão deixar muitos [empresários] pelo caminho. O BNDES precisa dar alguma garantia aos bancos para que eles liberem este dinheiro para restaurantes que precisam”, explica Isaac, que revelou que o faturamento de sua rede passou de R$ 9 milhões mensais para R$ 600 mil durante a pandemia.

Isaac ainda revelou que independente da liberação para receber pessoas nos estabelecimentos, uma pesquisa feita no Instagram da rede mostrou que 70% dos clientes não estariam confortáveis em ir até lá caso fosse permitido. “Se abríssemos os restaurantes para o público, teríamos que fazer espaçamento entre as mesas, o que representaria menos faturamento”.

Segundo as projeções de Isaac, a rede pode voltar a atingir o 'break even' -- equilíbrio entre faturamento e gastos -- em meados de dezembro, mas que não desconsidera a possibilidade de diminuir o tamanho da rede, fechando algumas unidades. Para ele, a única saída é uma ajuda mais efetiva do governo federal.

“Existe uma falta de sensibilidade do governo para fazer chegar o dinheiro em nossas mãos. Precisa existir um suporte do BNDES para trazer garantia aos bancos liberarem dinheiro a restaurantes”.

Isaac Azar, empresário e criador dos restaurantes Paris 6
Isaac Azar, empresário e criador dos restaurantes Paris 6
Foto: CNN (18. mai.2020)

 

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Tópicos
Bancos estão segurando crédito para ver quem sobreviverá, diz dono do Paris 6 | CNN Brasil